OUTUBRO ROSA

Caminhada de conscientização encerra campanha Outubro Rosa

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Cidades | 31-10-2018 11:02 | 23
Foto de Roberto Nogueira

Uma caminhada ocorrida na manha de ontem (30/10), marcou o encerramento da campanha Outubro Rosa em São Sebastião do Paraíso. Realizada durante o mês teve várias atividades relacionadas à prevenção e o tratamento da doença. As atenções agora se voltam para a convocação aos homens que durante o mês novembro são convidados a participar de exames de prevenção sobre o câncer de próstata

A caminhada foi promovida pela Prefeitura realizada em parceria através das secretarias de Saúde e Educação, com apoio da Guarda Municipal, Grupo Vida Ativa na Terceira Idade e ACca. Também estavam presentes estudantes das redes municipais e estaduais de ensino, agentes da Vigilância em Saúde e agentes da Atenção Básica.

A concentração ocorreu na Praça Comendador José Honório e seguiu pela Rua Pimenta de Pádua e Avenida Oliveira Resende em direção a Casa da Cultura pela consci-entização sobre o câncer de mama e prevenção ao câncer de próstata.

Para o secretário municipal de Saúde, Vandilson Aparecido Bícego o momento é de agradecimento a todos que participaram e ajudaram na organização da caminhada. Ele enfatizou sobre as atividades já realizadas e as que virão pela frente. “Vamos continuar, teremos o caminhão da mamografia, iremos em novembro trabalhar a saúde do homem e a prevenção como um todo não só quanto ao câncer, mas as outras doenças, com muito empenho e conforme as nossas condições”, disse.

Premiação
Na chegada na Casa da Cultura foram realizados números de dança com animação da professora de Educação Física, Leni Soares. Em seguida foi realizada a premiação do II Concurso Cultural de Cartazes que teve como título “Um toque de amor, um toque pela vida!”. A iniciativa teve por finalidade incentivar, divulgar e premiar a produção de cartazes, propagando ações que estimulem a doação de comportamentos e hábitos para o diagnóstico precoce do câncer de mama.

Os ganhadores foram: a aluna Amélia Lúcia França de Castro, coordenada pela professora Jaqueline Aparecida Zumerli (CESEC Alda Polastre) na categoria Especial. O 3º lugar ficou com Kamila Vitória da Silva coordenada por Cristina Maria de Oliveira (E.M. Napoleão Volpe); 2º lugar ficou com Flávia Alessandra Aizza Tavares, orientada por Nanci Moreno Luis. O primeiro lugar foi conquistado por Maria Clara Antunes Rodrigues, coordenada pelo professor Wellington Henrique do Carmo.

A premiação que teve uma bicicleta para a vencedora e vários brindes foram ofertados por empresas da cidade. Foram parceiros no concurso o Hotel Termópolis, Presidente Joias, Luiz Tonin, Minas Grill, Capelli, Julia Modas e MIB (Merca Imóveis Brasil). Os cartazes do concurso ficarão expostos na Casa da Cultura em novembro para o prestígio da comunidade.

O certame teve como público alvo alunos regularmente matriculados nos anos finais das escolas da Rede Municipal e Estadual de Ensino (6º ao 9º ano). Somente das escolas de Termópolis, Francisco Daniel, Napoleão Volpe e Roque Scarano houve a participação de 319 estudantes da Rede Municipal.

O concurso também reuniu 808 alunos da Rede Estadual, matriculados nas escolas Benedito Ferreira Calafiori, Cesec Alda Polastre, Ana Cândida de Figueiredo, Coronel José Cândido, Inês Miranda Almeida, Paraisense e Paula Frassinetti. A iniciativa totalizou 11 escolas e 1.127 alunos.