CRÔNICA JOEL CINTRA BORGES

O novo Presidente do Brasil

Por: Joel Cintra Borges | Categoria: Cultura | 10-11-2018 00:00 | 246
Joel Cintra Borges
Joel Cintra Borges Foto de Reprodução

A trajetória de Jair Bolsonaro para chegar ao posto de governante supremo do país é, no mínimo, curiosa: deputado federal pelo estado do Rio de janeiro por sete mandatos, quase desconhecido da grande maioria do povo brasileiro, lançou-se pré-candidato à Presidência do Brasil em março de 2016, pelo Partido Social Cristão, passando depois, em 2018, para o Partido Social Liberal. Dois partidos pequenos, um nome desconhecido de uma pessoa de classe média, o que poderia dar? Apenas a Presidência da República!

Seu verdadeiro nome é Jair Messias Bolsonaro. O nome Messias foi escolhido por sua mãe, Da. Olinda Bonturi, porque a  gravidez foi tão difícil que ela considerou um milagre o nascimento do filho. O nome Jair foi uma homenagem de seu pai, Percy Geraldo Bolsonaro, a Jairzinho, jogador da Seleção Brasileira de Futebol na época..

Ele nasceu na pequena cidade de Glicério, no noroeste do estado de São Paulo, no dia 21 de março de 1955. Foi registrado em Campinas/SP dez meses depois, sendo essa a cidade que consta como sua terra natal.

Foi casado três vezes: a primeira, com Da. Rogéria Nantes Nunes Braga, com quem teve os filhos Flávio, Carlos e Eduardo; divorciando-se, teve um segundo casamento com Da. Ana Cristina Valle, de cujo consórcio nasceu o filho Renan; divorciado novamente, em 2007 conheceu sua atual esposa, Da. Michelle de Paula Firmo Reginaldo, que era secretária da Câmara dos Deputados. Casaram-se poucos meses depois. A pequena Laura, sua única filha mulher, nasceu depois que ele fez uma reversão de vasectomia.

O nome Bolsonaro é de origem italiana (Bolzonaro), da pequena cidade de Luca, na Toscana. Um bisavô do Presidente é de nacionalidade alemã, tendo nascido em Hamburgo, de onde veio ainda criança para o Brasil.

É militar reformado, com a patente de Capitão, tendo iniciado sua carreira na Academia Militar de Agulhas Negras, em Resende/RJ, onde entrou após prestar concurso. Tornou-se paraquedista, formando-se também em Educação Física. Após a reforma no exército, candidatou-se a vereador na cidade do Rio de Janero e posteriormente a deputado federal.

Sua eleição está causando muita euforia no Brasil e muito barulho no mundo (coisa rara na política brasileira, que geralmente nem é comentada), alguns apoiando muito, outros criticando, devido à sua posição de extrema direita.

Deus permita que faça um bom governo (seja ele de  direita, de centro, ou de esquerda!), o que já parece estar se desenhando, com as boas escolhas dos Ministros, em especial a do grande juiz Dr. Sérgio Moro, para encabeçar o Ministério da Justiça.