ABSTENÇÃO ENEM

Enem teve 30% de abstenção em Paraíso

Por: João Oliveira | Categoria: Educação | 12-11-2018 17:58 | 8326
No domingo (11/10), foi realizada a segunda fase da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)
No domingo (11/10), foi realizada a segunda fase da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) Foto de Reprodução

No domingo (11/10), foi realizada a segunda fase da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). As provas de Matemática e Ciências da Natureza foram aplicadas em cinco escolas do município, entre elas Benedito Ferreira Calafiori, Paraisense, Clóvis Salgado, Comendadora Ana Cândida de Figueiredo e na Libertas Faculdades Integradas. Segundo balanço, em Paraíso houve um total de 30% de abstenções nos dois dias; cerca de 2800 candidatos se inscreveram para realizar a prova no município.

Na noite de domingo (11/11), o Inep divulgou balanço oficial do exame em todo o Brasil. De acordo com a presidente do Instituto, Maria Inês Fini, 1.610.681 candidatos inscritos (correspondente a 29,2% do total) faltaram no segundo dia de provas. Ao todo, 5.513.749 estudantes se inscreveram para prestar o Enem neste ano. No último domingo, primeiro dia de aplicação das provas, foi registrado o menor índice de estudantes ausentes desde 2009: 24,9% de abstenção.

Conforme relatou o ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva, em coletiva de imprensa realizada após conclusão do Exame, historicamente, as ausências no segundo dia de provas do Enem são maiores do que as do primeiro. De acordo com o Inep, 66 estudantes foram eliminados neste domingo por descumprirem as regras do exame. Dos estudantes eliminados, explicou Maria Inês, 64 descumpriram algum tipo de regra do edital do Enem 2018, um foi flagrado em revista no detector de metal e outro se recusou a coletar dados biométricos.

Rossieli destacou que, neste domingo, não foi registrado nenhum caso que impedisse os estudantes de realizar as provas e que obrigasse o Ministério a reaplicar o exame.

Em São Sebastião do Paraíso não houve nenhum problema que prejudicasse a realização das provas e também não foi registrada nenhuma intercorrência. Segundo a organização do Enem em Paraíso, as escolas estavam bem preparadas.