PIMENTAS

“Pimentas no Paraíso – Raízes”

APC homenageia professora e recebe lançamento de livro
Por: Nelson de Paula Duarte | Categoria: Cultura | 24-11-2018 14:14 | 315
Foto de Nelson P. Duarte

Em concorrida manhã de autógrafos na Casa da Cultura “Antônio Carlos Pinheiro de Alcântara”, em São Sebastião do Paraíso, o psicólogo paraisense, Luiz Pimenta Neves Júnior lançou o primeiro volume de sua obra, “Pimentas no Paraíso – Raízes”, sábado (17/11).

Conforme o autor define, trata-se de uma “obra de ficção baseada em fatos reais”, tendo como “fio condutor a formação da família Pimenta de Pádua em seus primórdios”, onde é narrada a história de São Sebastião do Paraíso em seus primórdios.

Luiz Pimenta Neves Júnior é psicólogo, filho mais novo do casal Luiz Pimenta Neves (ex-prefeito de São Sebastião do Paraíso) e Maria de Lourdes Resende Pimenta. Morou em Paraíso até os 11 anos, mudou-se com seus pais para Ouro Preto. Reside em Belo Horizonte.

APC homenageia professora e recebe lançamento de livro

Na noite de 21 de novembro, a Academia Paraisense de Cultura homenageou a professora Elenir Aparecida de Oliveira Novaes e, recebeu o escritor Luiz Pimenta Neves Júnior, que realizou o lançamento de seu livro, “Pimentas no Paraíso – Raízes, volume 1”.

Elenir foi uma das 10 vencedoras do “Prêmio Educadora Nota 10” no ano de 2018, na área de Matemática, com o projeto “De cor e salteado”. Seu projeto busca facilitar o processo mental para contabili-zar números. Empregou ações, estratégias e trabalhou propriedades das operações, regularidades do sistema de numeração decimal e, também, o processo de memorização dos resultados.

O ‘Prêmio Educador Nota 10’ foi criado em 1998, pela fundação Victor Civita, reconhece gestores escolares, coordenadores pedagógicos e professores da Educação Infantil ao Ensino Médio de escolas públicas e privadas de todo o país.  Em 2018, foram recebidas mais de 4100 inscrições de todas as regiões e Estados do Brasil. No sodalício da APC, também ocorreu o lançamento do livro ‘Pimentas de Paraíso – Raízes, volume 1’ de Luiz Pimenta Neves Júnior. O autor é paraisense, graduado em psicologia pela UFMG, trabalhou como consultor empresarial. 

O seu livro relata a formação da família Pimenta de Pádua, as origens de São Sebastião do Paraíso, desde a sua fundação em 1821, até a sua elevação à cidade em 1873.

Cita a vocação cafeeira da região, formação de fazendas, utilização de mão de obra escrava, desenvolvimento urbano e as primeiras articulações políticas na época do imperador D. Pedro II.

A narrativa do cotidiano da família Pimenta de Pádua nos permite retornar a momentos da história passada, relembrar valores éticos e morais de um tempo de outrora. 

O livro possui 285 páginas, tiragem de 500 exemplares, foi publicado pela editora ‘E43’. O autor pretende dar sequência e publicar outros volumes. 
(Página da APC no Facebook)