APC

Cerimônia de posse

Por: Conceição Ferreira Borges | Categoria: Cultura | 24-11-2018 14:18 | 289
Foto de Reprodução

A Academia Paraisense de Cultura realizou sessão solene para o cerimonial de posse da nova acadêmica, Eneida Maria Dionízio Pádua, que escolheu como patrono o escritor e poeta Elias José. “A alegria é uma palavra alegre, extravagante, feliz, barulhenta e contagiante. Por mais que se esforce o riso na alegria, não cabe numa palavra só”. Elias José.

A mesa diretora foi constituída pelos acadêmicos presidente, André Luiz Mirhib Cruvinel, secretário Clarindo Anacleto de Pádua Neto, tesoureiro Rômulo Aguiar Generoso. Cerimonialista, acadêmico Luiz Ferreira Calafiori. Foi cantado o hino da academia, letra da acadêmica Eliana Mumic Ferreira, música do maestro paraisense, Calimério Augusto Soares, acompanhado pela acadêmica Mirian Lauria Mantova-ni ao piano.

A mensagem exordial foi belíssimo poema “Tem tudo a ver” do poeta Elias José, declamado pela poetisa, acadêmica Bernadete Aguiar. O acadêmico Reynaldo Formaggio Filho leu a biografia da nova acadêmica, educadora e escritora.

Momento solene foi a entrada de Eneida Maria Dionízio Pádua, acompanhada por seu esposo, acadêmico Clarindo Anacleto de Pádua Neto, posicionando-se em frente à mesa diretora. Andressa Dionízio Pádua aproximou-se conduzindo a beca e a entregou ao presidente André Cruvinel, que juntamente com a acadêmica Dalila Mirhib Cruvinel a colocou nos ombros de Eneida Maria Dionízio Pádua, acadêmica Efetiva, recebendo o título oficial de posse, e convidada a fazer parte da mesa diretora.

A defesa do patrono de sua cadeira na APC, Elias José, foi brilhante, com detalhes importantes da cultura do escritor e grande poeta, natural de Gua-xupé. As acadêmicas Maia Rita Preto Miranda, Francisca Borges Cunha, Edyna Maldi Borges, declamaram belíssimos poemas do escritor homenageado.

A acadêmica Enieida Maria Dionízio Pádua, o acadêmico Clarindo Anacleto de Pádua Neto, e Andressa Dionízio Pádua, filha do casal, ofereceram deliciosos doces, encerrando a noite de festa, arte e cultura.