FMXADREZ

FMX apresenta calendário para a temporada de 2019

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Esporte | 29-11-2018 13:07 | 2445
 Professor Gerson Peres Batista destaca a importância da cidade sediar eventos em parceria com a FMX
Professor Gerson Peres Batista destaca a importância da cidade sediar eventos em parceria com a FMX Foto de Divulgação

A Federação Mineira de Xadrex (FMX) divulgou o calendário de eventos que pretende realizar no próximo ano em toda Minas Gerais. Pelo menos dois eventos estão confirmados para São Sebastião do Paraíso que deverá sediar uma competição de xadrez rápido e um Campeonato Mineiro, respectivamente nos meses de março e agosto. Durante todo o ano de 2018 a diretoria da FMX conversou com atletas, árbitros e organi-zadores de torneios para ma-pear as dificuldades e também os acertos da atual temporada.

"Estamos escrevendo a história do Xadrez Mineiro", este é o slogan da Federação Mineira de Xadrez (FMX) para a temporada 2019. Com este objetivo já nas primeiras palavras, a Federação de Xadrez quer aumentar o número de atletas disputando os torneios do próximo ano. "Divulgando o calendário com antecedência a FMX nos dá a oportunidade de programar onde e quando teremos torneios que nos interessam disputar, além de olharmos também a questão financeira de transporte e locomoção com mais tempo", assegura o atleta Pedro Lage, um dos representantes de Minas Gerais, classificado para as semifinais do Campeonato Brasileiro.

Durante os contatos mantidos com os enxadristas pelo interior de Minas Gerais foram sendo definidas as datas e os eventos a serem realizados no próximo ano. "Foi muito bom conversar com vários atletas e pessoas ligadas ao xadrez. Descobrimos que o trabalho da Federação é bastante valorizado e que acertamos nas decisões do xadrez mineiro. Por isso que resolvemos criar um calendário dividindo melhor os principais torneios", assinala Luciane Sepúlveda Viana, Presidente da FMX.

Em São Sebastião do Paraíso foram reservadas a princípio duas datas. O primeiro torneio será realizado no dia 9 de março, com o Circuito Mineiro de Xadrez Rápido Categoria A e B. Depois no dia 10 de agosto, já está agendado o Campeonato Mineiro Blitz. Para o professor e enxadrista Gerson Peres Batista, a realização destes eventos na cidade é de sua importância para a cidade. "Estes são dois importantes eventos dos cerca de 80 preparados para 2019 pelo Clube de Xadrez de São Sebastião do Paraíso a serem realizados na Arena Olímpica. A Federação Mineira de Xadrez, realizadora do evento, é parceira de muitos anos da comunidade paraisense e o CXSSP então organizará com apoio da Prefeitura Municipal essas duas grandes competições", comenta. Gérson acrescenta que a expectativa é de que o município conte com a elite do xadrez do Estado prestigando estas duas provas.

Atualmente a FMX acredita que tenha cerca de 60 mil praticantes de xadrez em todo o estado de Minas Gerais. Disputando competições oficiais este número se aproxima dos 10 mil. "Nosso trabalho é aumentar o número de enxadristas praticando o esporte e também o número de atletas de competição", esclarece a presidente da entidade, principalmente nos projetos envolvendo estudantes. "A força dos jovens é que irá colocar o xadrez de Minas no topo", assegura. Por isso a preocupação da Direção da FMX em realizar vários torneios para as chamadas categorias de base.

De acordo com o calendário da Temporada 2019, divulgado na página da Federação Mineira de Xadrez (www. fmx.org.br), o principal torneio "Campeonato Mineiro Absoluto e Feminino Clássico" será disputado entre os dias 31 de maio e 2 de junho. Em 2018 o torneio está marcado para acontecer em Barbacena, entre os dias 30 de novembro de 2 de dezembro. "Ainda não definimos o local do próximo Mineiro Clássico porque estamos fazendo uma experiência de levar vários torneios importantes para o interior do estado e Barbacena está se credenciado pelo grande senso de organização da Liga Regional que existe lá", indica Luciane Viana.

O Circuito Mineiro no ritmo Rápido terá quatro etapas espalhadas pelo interior, Barbacena, Juiz de Fora, São João Del Rei e São Sebastião do Paraíso, além de duas etapas na capital do estado. Cada etapa classifica os dez primeiros para uma grande final, marcada para 14 de dezembro, em Belo Horizonte. "Será um circuito para movimentar muitos enxadristas e várias cidades. Ninguém vai querer ficar de fora desta grande final, principalmente porque vale o título de campeão mineiro no ritmo rápido". É o que diz João Pedro Salim, de apenas 13 anos, bi-campeão mineiro escolar e atual campeão mineiro sub-14.