GILBERTO AMARAL

Gilberto Amaral

Por: Gilberto Amaral | Categoria: Brasil | 05-12-2018 17:47 | 2923
José Roberto Tadros
José Roberto Tadros Foto de Reprodução

Sírio
Com o gravíssimo problema na área da saúde que o país atravessa e, principalmente Brasília, mesmo com o trabalho em curto tempo dos melhores, que foi o do ministro Gilberto Occhi, temos uma boa notícia para a nossa capital. O ano de 2019 já começa auspiciosamente com a notícia de que, a partir de 13 de fevereiro, um dos mais renomados hospitais, o Sírio Libanês, de São Paulo, e que atende grande parte do mundo, iniciará suas atividades aqui. Localizado na L2, em Brasília, sua estrutura é magnífica e os equipamentos de primeiro mundo.

Nível de endividamento
Segundo dados da Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), apurada pela CNC, a proporção das famílias que se declararam muito endividadas registrou leve queda em relação a outubro, passando de 12,9% para 12,8% do total de entrevistadas.

Chuva de pedidos
Mesmo estando em fim de Governo, os gabinetes dos ministros estão cheios de parlamentares, que só sabem fazer uma coisa: pedir. Ao mesmo tempo, prefeitos invadem a Câmara em busca de recursos. Ontem foi a vez dos Edis do Rio Grande do Norte. Como é que alguém pode governar de uma maneira dessa, com tantos pedidos urgentes? Não sei como será a gestão do novo presidente...

Novos dirigentes I
O presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, José Roberto Tadros (foto), foi eleito, merecidamente, por 13 votos a 2, presidente do Conselho Deliberativo Nacional do Sebrae, órgão máximo de direção da instituição.

Novos dirigentes II
O vice-presidente Administrativo da CNC, Luiz Gastão Bittencourt, será o suplente de Tadros no Conselho. O mandato de quatro anos se estenderá de 2019 a 2022. Também foram eleitos o diretor-presidente João Henrique Almeida, o diretor técnico Vinícius Lage, e o diretor de Administração e Finanças, Carlos Melles.

Postos de gasolina
É inacreditável o número, ponha exorbitante nisto, de postos de combustíveis em Brasília, em diversos setores da capital. O que não deixa de ser um perigo para a população. Para se ter uma ideia, em Nova York, na ilha de Manhatan, não existe um posto de gasolina no centro da cidade. Não sei não. Deve ter um “jato” que ninguém tomou conhecimento.

Frutas
Em contrapartida ao perigo dos postos, a cidade exibe a abundância das frutas, principalmente as mangueiras, que perfumam até o cemitério. Há também jaqueiras e muitas outras árvores frutíferas dando cor e adoçando a nossa cidade.

Bengalas
No elegante almoço dos 90 anos de Maria Thereza Neves da Silva, às bengalas não faltaram. A velha guarda marcou presença em peso e eu não deixei de levar a minha centenária bengala, que foi do meu bisavô. A propósito, muito obrigado ao José Lineu de Freitas que fez elogioso comentário na sessão Cartas do Leitor, no nosso JBr, sobre a matéria que publicamos na coluna em homenagem a querida Thereza Silva.

Viva a vida
Em plena forma e cheia de energia, Julieta Feitosa, a dona Juju, já está nos preparativos da festa de seus 101 anos, quando janeiro chegar.

Prêmio Colunistas
Adriana Zanini, Ruskaya Campos e Sidney Campos, da Agência Fields 360, receberam 31 prêmios na última edição do Prêmio Colunistas. O VP de criação Thiago Reis foi eleito o Profissional de Publicidade do Ano. Parabéns a todos!

De volta a Corte
Rosa e Marlênio José Ferreira Oliveira, com a neta Elena, voltaram de magníficas férias em Gramado. Empolgados com a beleza da hospitaleira cidade gaúcha, prometem retornar em breve para novos passeios. A viagem também serviu para a família comemorar o aniversário de Marlênio.

Réveillon do Iate
O Réveillon Luz & Harmonia 2019 promovido pelo Iate, que tem como comodoro o competente Rudi Finger, promete ser mais uma celebração inesquecível. A festa de ano novo do Clube, uma das mais tradicionais da capital, é garantia de uma estrutura diferenciada para se festejar a chegada de 2019 em grande estilo e com muita fartura. 

Imperdível
Muito esperado, o 42º Bazar do REMA – Recanto de Maria, que durante anos foi coordenado pela querida e saudosa dona Irene Pacheco, começa nesta quinta e segue até o domingo, das 10h às 22h, no Estádio Mané Garrincha. A maior feira natalina do Brasil, certamente encantará os visitantes com as suas variadas seções e lindos produtos. Como já é tradição, a área gourmet, com o seu delicioso menu, atenderá de quinta a sexta, no jantar, e no sábado e domingo para almoço.

Merecido
O Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural do Distrito Federal, cuja atuação está centrada nas áreas preservacionistas da arte, cultura, conservação e restauro de bens culturais, antropologia, arquitetura e urbanismo, entre outros, nomeou para compor o seu quadro o artista plástico Cláudio Pereira. Ele destaca a relevância da missão que é cuidar do “mais importante projeto urbanístico e arquitetônico do século XX”.

Grandes artistas
Quando pessoas talentosas se juntam, o sucesso se torna uma simples questão de tempo. É o caso da parceria firmada entre o renomado designer de sapatos, Daniel Valadares e a artista plástica Alice Graziano, que desde a década de 90 desenvolve a belíssima técnica artesanal de pinturas exclusivas em lenços de seda. O show room será inaugurado no próximo dia 11, na Vila Madalena, em São Paulo. 

Competência
O ministro Humberto Martins vem chamando atenção por sua atuação no comando da Corregedoria Nacional de Justiça, causando efeitos positivos nos diversos Tribunais de Justiça do país. Os TJ’s, até mesmo o de São Paulo que normalmente é insensível aos reclamos do que recorrem à Corregedoria, deverão acompanhar o novo ritmo imposto pelo novo corregedor.

Turismo
Bayard Boiteux é um dos cinco finalistas, na categoria Academia, do Prêmio Nacional de Turismo, que será anunciado hoje, no Rio de Janeiro. Professor e gestor, Bayard é vice-presidente da Associação dos Embaixadores do Rio, presidida por Claudio Castro.

Coletes amarelos
O governo francês contabiliza o impacto do movimento social dos “coletes amarelos”. O comércio registrou uma queda de 15% no último dia 24, apesar da operação “Black Friday”. Além dos shoppings, restaurantes registraram uma baixa entre 20% e 50%. As manifestações também vêm afastando os estrangeiros turistas de Paris.

Perfume
As técnicas de perfumaria de Grasse (Sudeste da França) foram declaradas Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. A cidade é o berço do perfume desde a Idade Média, quando o produto passou a ser desenvolvido a pedido dos artesãos de couro da região, que precisavam de substâncias aromáticas para perfumar as luvas fabricadas no local. 

Português Medieval
No último dia 28, a Embaixada do Brasil na França doou “Vocabulário do Português Medieval” (foto) à biblioteca em Paris. O livro é fruto de mais de três décadas de trabalho da Casa de Ruy Barbosa do Ministério da Cultura e conta com cerca de 170 mil palavras que eram usadas nos atuais territórios de Portugal e da Galiza (norte da Espanha) na Idade Média.