APC

Tudo verde

Por: Fernando de Miranda Jorge | Categoria: Cultura | 05-12-2018 21:41 | 1126
Fernando de Miranda Jorge
Fernando de Miranda Jorge Foto de Reprodução

O que significa a cor verde? A cor verde traz esperança, liberdade. Traz também saúde e vida. O verde simboliza a natureza viva. Está associado ao crescimento e à renovação. Vejam o crescimento das árvores e o sinal verde dos semáforos: indicativo para seguir em frente e ou o trânsito livre. Com o verde há harmonia em qualquer ambiente.

Se ainda não notaram, observem: a cor verde é sempre sinalizada pelos movimentos ecológicos e de preservação do meio ambiente. Na II parte do Hino Nacional Brasileiro, lá está o verde numa estrofe assim: "Brasil, de amor eterno seja símbolo / O lábaro que ostentas estrelado / E diga o "Verde" - louro desta flâmula / - Paz no futuro e glória no passado".

O verde só não é a cor mais bonita e mais preferida, porque o que seria do amarelo e do azul, que compõem com ela em várias circunstâncias, entre elas na Bandeira do Brasil?...

Simbolicamente falando, ou escrevendo, ninguém vive sozinho, nem o verde. Na verdade, o que seria do verde sem o azul e o amarelo? É. O verde é carro-chefe e estimula a preservação ambiental. Na música Asa Branca, de Luiz Gonzaga: "Quando o verde dos teus olhos / se espalhar na plantação...", retrata poeticamente a volta à vida, ao verdejar dos campos.

É o verde tomando conta da natureza. E como podemos colaborar para a preservação do verde na nossa vida, no nosso Planeta e na vida de todos os seres vivos? Simples, muito simples. Com três atitudes ou ações muito básicas: Reduzir!  Reaproveitar! E Reciclar! Façam suas reflexões e saibam mais... Não é só plantando árvores: aposte no verde. Ele é tudo!

Fernando de Miranda Jorge
Acadêmico Correspondente da APC Jacuí/MG
fmjor31@gmail.com