ENCONTRO FOLCLÓRICOS

São Tomás de Aquino realizou encontro de grupos folclóricos

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Cultura | 05-12-2018 21:46 | 1034
Foto de Reprodução

No domingo, 2 de dezembro, São Tomás de Aquino foi palco de mais uma edição do Encontro Folclórico de Folias de Reis, Congadas, Caiapós, Pastorinhas e Moçambique. O evento teve início na parte da manhã, na Praça do Rosário e reuniu um público considerável que foi prestigiar as apresentações. "Felizmente a chuva deu uma trégua e foi possível acompanhar vários grupos de toda a nossa região que vieram para os desfiles", afirma Vicente Souza Neto, o Vicente Irmão.

O encontro foi organizado por representantes dos ternos de Congo e Moçambique de São Tomás. A iniciativa teve o apoio da Prefeitura, Câmara Municipal e da Associação em Defesa do Folclore do Sul e Sudoeste de Minas (Adefosul). "É uma festa bastante tradicional na cidade e também na região e que possui um público fiel, então, quando temos eventos desta natureza sempre reúne bastante gente", observa Vicente que foi um dos comunicadores do evento.

Além dos grupos de São Tomás de Aquino também participaram ternos de congado e moçambique de Alpinópolis, Alterosa, Arceburgo, Bom Jesus da Penha, Carmo do Rio Claro, Carvalhópolis, Cássia, Cavacos, Conceição Aparecida, Divisa Nova, Franca, Fortaleza de Minas, e do Distrito de Guardinha. Também compareceram representantes de cidades como Guaranésia, Guaxupé, Igaraí, Monte Belo, Monte Santo de Minas, Nova Resende, Petúnia, Posses da Serra, Pratinha, São Pedro da União e São Sebastião do Paraíso.

As festividades duraram praticamente o dia todo e foram encerradas somente por volta das 19 horas. "Realmente é uma festa que envolve a cultura e a religião do nosso povo, tem a parte das devoções e tem as características de cada grupo que fizeram apresentações muito bonitas", diz Vicente Irmão. Ele ressalta que São Tomas de Aquino tem uma tradição forte na realização destas apresentações, assim como acontece em Paraíso, que realiza sua festa no período de 26 a 30 de dezembro.