CONCURSO

Professoras e estudantes de Paraíso recebem prêmios no concurso de educação no trânsito

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Educação | 05-12-2018 21:51 | 189
Estudantes, professores e instrutoras receberam  premiação do concurso sobre educação no trânsito
Estudantes, professores e instrutoras receberam premiação do concurso sobre educação no trânsito Foto de Divulgação

O projeto Agente Mirim de Trânsito desenvolvido através do Programa de Gestão Social teve o encerramento de suas atividades. Realizado em parceria com as Secretarias Municipais de Educação e de Trânsito, em conjunto com a Polícia Militar Rodoviária, o evento teve o envolvimento de 3.443 crianças. De São Sebastião do Paraíso foram três professoras e alunos que ficaram entre os melhores classificados em suas respectivas categorias.

O objetivo do projeto é proporcionar aos estudantes situações e experiências concretas de ensino-aprendizagem que lhes permitam desenvolver a consciência da cidadania e da ética, de forma que possam desenvolver valores, hábitos e comportamentos seguros no trânsito. Em 2018, o foco foram os alunos da faixa etária entre 06 e 11 anos, e as capacitações tiveram aulas teóricas e práticas sobre as leis de trânsito brasileiras. Os estudantes receberam "bloquinhos de multa" para que pudessem alertar os pais e familiares caso cometessem qualquer infração no trânsito.

A coordenadora do programa Bárbara Vitor, explica que após as capacitações os alunos tornam-se multiplicadores dos conhecimentos adquiridos em sala de aula promovendo a mudança no comportamento dos pais e responsáveis. "Os ensinamentos sobre educação no trânsito também não se resumem apenas às regras, mas contribuem para formar cidadãos mais responsáveis e comprometidos com a preservação da vida", conclui. Além de Paraíso o programa foi desenvolvido em outros seis municípios mineiros com a participação de 52 escolas.

Para a instrutora Gisele Maria da Silva que lecionou na Escola Municipal Interventor Noraldino Lima a premiação é um incentivo e reconhecimento pelo trabalho que já realiza há vários anos nas escolas e instituições do município. Ela explica que neste ano foram realizadas várias frentes de trabalho não só com os alunos, mas as atividades também envolveram os familiares e se estendeu para a comunidade. "As crianças tiveram oportunidade de orientar os pais, tivemos palestras, brincadeiras educativas, realização de concurso de desenho e redação e fizemos muitas orientações", acrescenta.

Ela ressalta que o trabalho realizado com os alunos já começa a apresentar resultados positivos. "Foi gratificante ver o resultado do projeto e verificar que os alunos assimilaram as informações passadas", opina. Ainda durante as atividades em sala de aula foram desenvolvidos trabalhos com elaboração de textos, vídeos, música e estudos referente a legislação. Gisele enfatiza que a aposta nos futuros motoristas e cidadãos conscientes de seus deveres e obrigações é uma das soluções para o trânsito seguro e mais eficiente.

A definição dos trabalhos vencedores ocorreu após análise de uma equipe multidisciplinar, juntamente com servidores da gerência de educação para o trânsito do Departamento de Estradas e Rodagens de Minas Gerais (DEER-MG).

Os organizadores ressaltaram que o objetivo do concurso é possibilitar o engajamento de professores e alunos na construção de um trânsito com mais cidadania e respeito à vida. O objetivo é mostrar por meio de iniciativas como esta que é possível formar cidadãos mais conscientes e preparados para enfrentar a vida e o trânsito de cada dia.

Paraisenses Premiados no Concurso de Educação no Trânsito
Categoria 1 - Desenhos 1º e  2º anos
1º Lugar: Escola Municipal Campos do Amaral
Aluna: Ana Clara dos Santos Araújo
Professora: Fabrícia Regina Lima de Carvalho
Cidade: São Sebastião do Paraíso 

3º Lugar: Escola Municipal Interventor Noraldino Lima
Aluna: Gabrielly Aparecida Marcolino Lima
Professora: Gisele Maria da Silva
Cidade: São Sebastião do Paraíso 

Categoria 10 - Educação Especial
1º Lugar: Escola Estadual Clovis Salgado
Professora: Sílvia Elaine Massoli
Cidade: São Sebastião do Paraíso