ATÉ DIA 21

Matrícula de novos alunos nas escolas do Estado vai até dia 21

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Educação | 20-12-2018 09:59 | 713
Foto: Reprodução

Os pais e responsáveis de estudantes que desejam ingressar na Rede Pública de Ensino em 2019 e que fizeram o cadastramento escolar no meio do ano devem procurar a escola para a qual o cadastrado foi encaminhado e realizar a matrícula desde a segunda-feira, 17, até a próxima sexta-feira, 21. A medida é fundamental para que seja garantida a vaga na escola e também para que o Governo tenha dados logísticos para a sua atuação. A Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais (SEE/MG) também está recebendo inscrições de jovens e adultos que desejam retornar aos estudos no próximo ano.

O processo de cadastramento escolar é unificado para as redes municipais e estadual de Minas Gerais. A realização da matrícula escolar é importante para que o candidato cadastrado tenha a sua vaga assegurada na escola para a qual foi encaminhado. O candidato que não realizar a matrícula dentro do prazo será encaminhado para a escola onde houver vaga remanescente.

Para a efetivação da matrícula, além do preenchimento da ficha, deverão ser entregues, obrigatoriamente uma série de documentos na secretaria escolar. Entre eles consta a cópia e apresentação do original de documento que comprove o endereço da residência do candidato, em conformidade com o endereço atestado no ato da inscrição, preferencialmente conta de luz recente. Também é solicitada a cópia e apresentação do original da certidão de nascimento ou carteira de identidade e CPF, caso possua.

O responsável deve levar ainda comprovante de escolaridade, quando for o caso de transferência de outros municípios, da rede particular de ensino ou retorno aos estudos. Além disso, a efetivação da matrícula permite ao Governo do Estado e às prefeituras dimensionarem a demanda escolar. A iniciativa possibilita o encaminhamento com tranquilidade as crianças que vão iniciar os estudos, os alunos que desejam a transferência para a rede pública e os estudantes que queiram retornar à escola, seja qual for o ano do ensino fundamental.

Retorno
A Campanha Vem 2018 recebe inscrições de jovens e adultos que desejam retomar os estudos. Por isso a Secretaria de Estado de Educação (SEE) deu início na segunda-feira, 17 as inscrições para  este programa. A iniciativa possui foco na demanda por vagas para o Ensino Médio - Regular e Educação de Jovens e Adultos (EJA), as inscrições devem ser feitas até o dia 25 de janeiro por meio de formulário eletrônico disponível no site da SEE. Este chamamento é direcionado especialmente para as pessoas que ainda não concluíram o Ensino Médio e que desejam retornar para o ensino regular ou EJA.

Ao manifestar o seu interesse por meio da inscrição no site da SEE, o candidato será então encaminhado a uma unidade escolar e terá a sua vaga assegurada na rede estadual de ensino para o ano letivo de 2019. A partir das informações fornecidas pelos interessados, no ato de inscrição, será feito o levantamento da demanda por vagas para 2019. A Diretoria de Juventude encaminhará às Superintendências Regionais de Ensino (SRE) a listagem dos inscritos de modo a possibilitar o encaminhamento dos/as jovens para escolas com vagas disponíveis. Quando for o caso, as SRE’s poderão solicitar abertura de novas turmas junto aos adendos ao Plano de Atendimento.

A campanha Vem é umas das frentes da Virada Educação Minas Gerais, que foi criada com o objetivo de trazer de volta para a escola o jovem em situação de evasão. Desde 2015, a SEE tem mobilizado esforços para sensibilizar os jovens sobre a importância de retornar aos estudos.