SETE NOTAS MÁXIMAS

Claretiano recebe em 2018 sete notas máximas do ministério da educação

Um ano de excelentes resultados nas Faculdades e cursos oferecidos
Por: Redação | Categoria: Educação | 22-12-2018 09:51 | 1338
Claretianas Centro Universitário Batatais-SP
Claretianas Centro Universitário Batatais-SP Foto de Reprodução

O Claretiano – Rede de Educação torna pública a excelência da educação que oferece nas suas Unidades e polos em todo o Brasil. Em 2018, a Instituição foi avaliada por diferentes Comissões do Ministério da Educação (MEC) para credencia­mento e recredenciamento institucional, para autorização de novos cursos e para reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos já em andamento.

Tendo como base indicadores de qualidade estabelecidos pelo Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES), as Comissões avaliaram as dimensões do ensino, da pesquisa, da extensão, da responsabilidade social, da gestão institucional, do corpo docente e da infraestrutura, em uma escala de notas de 1 a 5.

O processo rigoroso estruturado a partir da análise de docu­mentos e de reuniões com dirigentes, gestores, coordenadores de cursos, professores, tutores, alunos, egressos e funcionários, supervisionado pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES), conferiu 7 notas máximas a Unidades e cursos do Claretiano.

CREDENCIAMENTO E RECREDENCIAMENTO INSTITUCIONAL

O Claretiano – Centro Universitário de Batatais foi recre­denciado com nota máxima. O resultado comprova a qualidade da formação oferecida pela Instituição, que continua autorizada a oferecer cursos de graduação e pós-graduação – nas modalidades presencial e a distância – em Unidades e polos do Brasil e do exterior.Já o Claretiano – Faculdade de Rio Claro recebeu o credencia­ mento como Centro Universitário. Ao alcançar a nota máxima, a Instituição conquistou autonomia para oferta de cursos de gra­duação e pós-graduação nas modalidades presencial e a distância, conforme preconiza a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).

Outra ótima notícia foi o credenciamento do Claretiano – Faculdade de Boa Vista, em Roraima. Presente na cidade há 10 anos como colégio de Educação Básica e como polo de educação a distância, a Instituição recebeu nota máxima em seu creden­ciamento como Faculdade e, assim, conquistou o direito de oferta de cursos de graduação na modalidade presencial.

Com a crescente oferta de educação superior no país, os resul­tados comprovados pelo Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES) chancelam o Claretiano – Rede de Educação como uma Instituição que oferece educação de excelência, tendo em vista a formação humana e de profissionais éticos e responsáveis, para atuação na sociedade e no mundo do trabalho.

AUTORIZAÇÃO E RENOVAÇÃO DE RECONHECIMENTO DE CURSOS

Além das avaliações para credenciamento e recredenciamento de suas três Unidades, o Claretiano recebeu ainda outras Comissões do Ministério da Educação (MEC), para avaliar a autorização da abertura de novos cursos, bem como o reconhecimento de cursos em andamento.

Nesse contexto, com a confirmação da excelência de sua infraestrutura pedagógica e gestacional, de seu corpo docente e de sua infraestrutura de laboratórios, biblioteca e demais espa­ços de aprendizagem, a Instituição obteve nota máxima no  curso de Direito, em Batatais (SP), e de Gestão de Recursos Humanos e Administração, em Boa Vista (RR).

Paralelamente, em Batatais (SP), o curso de Terapia Ocupacional passou por renovação de reconhecimento, tendo também alcançado nota máxima perante o Ministério da Educação.

Ressalta-se ainda que, na escala de 5 níveis estabelecida pelo MEC, o Claretiano atingiu 4 – o que configura uma ótima nota – nas avaliações de autorização e reconhecimento dos cursos de Filosofia e Enfermagem, em Batatais (SP), e Biomedicina e Enfermagem, em Boa Vista (RR).

Alunos do Claretiano: maiores notas no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE)

Além das Comissões in loco para credenciamento e recredencia­mento institucionais, e de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos, o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES) conta ainda com uma avaliação realizada por alunos matriculados nos cursos de graduação: o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE).

Contando atualmente com mais de 60 cursos de graduação e 90 de pós-graduação, nas modalidades presencial, semipresencial e a distância, o Claretiano sustenta há seis anos consecutivos, de acordo com os resultados constatados pelo ENADE, o posto de melhor Faculdade de Educação a Distância do Brasil.

As conquistas do Claretiano – Rede de Educação, ao longo de 49 anos de oferta da educação em nível superior, são fruto de sua Missão e Projeto Educativo, de sua Carta de Princípios, e da ação de cada membro de sua comunidade educativa no compromisso de educar com seriedade e eficácia, capacitando “[...] a Pessoa Humana para o exercício profissional e o compromisso com a vida”.