EMPREENDEDORISMO

Grupo Controle e ACISSP promovem encontro de empreendedorismo e desenvolvimento humano

Por: João Oliveira | Categoria: Cidades | 22-12-2018 10:58 | 17647
Foto de Reprodução

O Grupo Controle - Excelência em Serviços, em parceria com a Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de São Sebastião do Paraíso (ACIS SP), realizou para seus clientes, parceiros de trabalho e amigos na última quinta-feira (13/11), o primeiro "Encontro de Empreendedorismo e Desenvolvimento Humano", com a presença de diversos empresários, produtores rurais e líderes de empresas de toda a região. O Grupo Controle aproveitou o momento para comemorar os seus oito anos de atuação no ramo de prestação de serviços em Paraíso e região promovendo uma palestra com intuito de motivar as pessoas presentes. A noite também foi de homenagens.

Abrindo o evento, a diretoria da ACISSP entregou premiação ao "Empresário Destaque" pela FEDERAMI-NAS ao empresário Fernando Montans Alvarenga, fundador e diretor da empresa Peneira Alta, e também foi reconhecido como empresário destaque paraisense. 

Conforme o presidente da ACISSP, Ailton Rocha de Sillos, foi uma noite especial porque além de poder fazer a entrega do prêmio pela FE-DERAMINAS, a ACISSP também reconheceu Fernando Alvarenga por seus trabalhos não apenas como grande empresário paraisense, mas também pelo trabalho social que ele realiza no município e vem fazendo também junto a comissão interventora da Santa Casa de Misericórdia.

O homenageado da noite, Fernando Alvarenga, ressaltou que ser reconhecido por esse trabalho o deixa muito feliz. "Desde quando fui indicado, eu fazia questão de recebê-lo aqui em Paraíso, minha terra, onde fica a sede de nossas empresas, então para mim era importante. Por uma felicidade, acabou acontecendo aqui. Que isto sirva de exemplo para os outros empresários e nossos jovens que estão ingressando no mercado de trabalho. Nós temos que trabalhar, lutar e nunca desistir dos nossos sonhos e vontades, porque o resultado chega - o resultado financeiro é fundamental, mas isto é uma consequência, o importante é sempre trabalhar, sempre progredindo, trazendo novas ideias, novos modelos de gestão, de exemplo e melhorando a vida das pessoas, este é o grande desafio do empresário no Brasil", ressalta Alvarenga.

Conforme destaca Fernan-do Alvarenga, ser empresário no País requer muitas habilidades, muita força de vontade, mas é algo recompensador. "Só de você conseguir abrir a sua empresa e ela perdurar e expandir isso acaba sendo um doutorado, principalmente em um país instável como o nosso, já que tem dias que chegamos para trabalhar a economia está de um jeito, você vai embora ela está de outro; a concorrência com as multinacion-ais não é fácil, mas temos que enfrentar", comenta.

O Grupo Controle, que tem sede na avenida Monsenhor Felipe, 316, Vila Dalva, desenvolve até o momento seis empresas de prestação de serviços, sendo elas a ECOPADUA: Engenharia Ambiental e Sanitária; LIDERA: Saúde e Segurança do Trabalho; PROJEQUI-MI: Projetos e Qualidade Industrial; CGA RESÍDUOS: Coleta e Destinação de Resíduos Sólidos; MAGMA: Engenharia e Construção Civil e PRODUZA: Projetos e Consultoria em Agronegócio.

Segundo o fundador do Grupo, o empresário Marcelo de Pádua, a ideia surgiu através de muito empenho e esforço, em 2010, através do trabalho de consultoria ambiental e sanitária, que teve início e muita repercussão em Paraíso. "Naquele momento éramos em poucos profissionais envolvidos, fazíamos tudo, mas sempre buscando fazer o melhor trabalho, a melhor consulta, o melhor projeto, o melhor processo, enfim, buscando a excelência. Em tudo que fazíamos colocávamos nosso coração, nossa alma e o cliente se tornava um grande amigo. E assim fazemos até hoje. Crescemos, todavia, jamais perdemos a nossa essência. Este é o nosso diferencial: fazer o melhor para nosso cliente, inclusive nos colocando no seu lugar", salienta o empresário.

 "Atualmente a ideia cresceu muito e desenvolvo o trabalho do Grupo Controle com o apoio do meu sócio, Hebert Pedroso, bem como os demais sócios, especialistas em cada uma das nossas empresas pres-tadoras de serviços, além de inúmeros colaboradores", explica. Hoje o Grupo Controle presta serviços para Paraíso, municípios do Sul e Sudoeste de Minas Gerais e também do Nordeste Paulista.

Segundo o empresário Hebert Pedroso o objetivo do empreendimento nos próximos cinco anos é ser reconhecido como melhor e mais bem preparado grupo de empresas. "Já estamos em muitas cidades desta região almejada, porém trabalharemos sempre buscando a excelência em nossos serviços, a ética profissional, a qualidade dos nossos serviços, o bem-estar dos nossos colaboradores e a consequente satisfação dos nossos clientes, para que sejamos lembrados em todo este raio regional como referência nos serviços prestados", completa.

O evento teve por objetivo compartilhar, comemorar e agradecer a todos os clientes, parceiros de trabalho, colaboradores e amigos do Grupo por esse  oito anos de trabalho, reunindo empresários, produtores rurais e líderes de diversos setores da economia. Todos os presentes tiveram a oportunidade de acompanhar a história, as conquistas e desenvolvimento do Grupo Controle, e também conhecer seus objetivos, missão e valores.  Também tiveram a oportunidade de assistir uma divertida palestra ministrada pelo psicólogo, coach e empresário André Tomé, que apresentou o tema "Transformando Comportamento em Resultados".

André elogiou a iniciativa do Grupo Controle e destacou que foi uma ideia incrível reunir os empresários do município para comemorar o sucesso da empresa. Conforme destaca, ele criou a palestra pensando na questão comportamental do empresário, que precisa fortalecer o seu emocional para saber lidar com as frustrações e dificuldades do dia a dia com maior desenvoltura. A palestra foi promovida com muito bom humor e descontração, mas sem deixar de abordar com seriedade a necessidade do empresário em deixar de focar somente em questões negativas e passar a ver o futuro com mais positivismo, se planejando e organizando sua vida.

"Criei essa palestra para que as pessoas percebam que não é tão difícil assim, por isto é preciso ter estratégias. Quais as pessoas que estão felizes hoje? São aquelas que estão satisfeitas com o que tem e não foca no que falta: foca no presente e naquilo que conquistou. Passamos bom humor e positivi-dade para as pessoas possam passar mais rápido pelos estados emocionais. Hoje o ser humano cria um estado emocional de muita correria e essa correria é um estado mental, e quem diz isto está dizendo na verdade que está desorganizado, ansioso, atrasado com suas coisas, e essas pessoas estão irritadas, impacientes, intolerantes, não dorme bem", avalia o psicólogo.

André ressalta que as pessoas criaram o hábito de sempre dizer que está na correria e que isto faz com que programamos nosso cérebro para agir desta forma e que é preciso passar a pensar diferente. "Abordamos todas essas questões. Foi uma palestra bem divertida, todos interagiram e tive um feedback muito positivo dos presentes".

O empresário Luíz Pessoni achou a iniciativa do Grupo Controle muito positiva. "Foi uma palestra muito boa, gostei muito de ter participado. O palestrante tinha uma dinâmica muito bacana em brincar com as verdades da vida. Foi bem produtiva. Acredito que temos que ter positivismo em tudo na vida, há uma série de coisas que às vezes você ouvindo a palestra você acha que é só ultrapassar aquela cortina que tem nossa frente, mas não é só isso, existe muita coisa: é preciso dedicação, perseverança, estudo, busca constante do conhecimento. A forma como o palestrante colocou essas questões de forma descontraída foi muito válida", avaliou.

 "Acredito que um dos grandes desafio são os couchs, não importa o tamanho, a área, acredito que cabe para todo mundo e utilizamos essa ferramenta. O Grupo Controle é um sucesso, tem demonstrado isso através da sua pouca história. Assim como ACISSP, que é um exemplo, que é respeitada em toda Minas Gerais pelo trabalho ao longo de todos esses anos e pelo cumprimento do seu papel no município e região", destacou Fernando Alvarenga.

De acordo com Ailton Sillos,  presidente da ACISSP, foi um evento muito bonito e a palestra que o Grupo Controle  de alto nível. "Foi um momento muito agradável, principalmente para o nosso homenageado e sua família. O Grupo, dirigido por Marcelo e por Herbert, está fazendo um trabalho muito inteligente. Hoje, a tecnologia é muito cara e pagar alguém apenas para desenvolver isto para uma empresa acaba sendo oneroso para esse empreender. Assim, eles estão trazendo empresas para trabalhar em conjunto, cada um cumpre sua parte, eles pegam a maior tecnologia disponível e fazem um boom de desenvolvimento tecnológico. Algo que eu acho maravilhoso e acredito que seja um case para levarmos para nossa Federação no futuro. Fiquei muito satisfeito com esse trabalho, de trazer para dentro do Grupo deles pessoas de altíssimo nível e prestando serviços para a comunidade e transpondo as barreiras do município, fazendo um trabalho extremamente inteligente", completa Sillos.