ALERTA

Futuro ministro da Economia deixa Sistema S em estado de alerta

Por: João Oliveira | Categoria: Cidades | 22-12-2018 11:09 | 389
Foto de Reprodução

Em declaração feita na segunda-feira (17/12), o futuro ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que  instituições do "Sistema S" ( Sesi, Senai, Sesc , Senac e Sebrae) podem ter suas verbas reduzidas em até 50%. A polêmica foi levantada durante o evento Encerramento das Atividades 2018 e Perspectivas 2019, que contou com a presença de empresários e políticos na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). Se efetivada a previsão de Guedes, unidades do Sistema S podem fechar as portas diante da falta de recurso para sua manutenção.

De acordo com Guedes, para ajustar as contas do governo, o corte de gastos deve atingir os impostos, com fim de isenções e subsídios, e verbas, incluindo as do "Sistema S ", que deve sofrer redução de 30% a 50%. O "Sistema S" engloba instituições  que promovem capacitação de mão de obra, cultura e lazer para o trabalhador, entre elas está o Sesi, Senai, Sesc , Senac e Sebrae. "Como é que você pode cortar isso, cortar aquilo e não cortar o "Sistema S"? Tem que meter a faca no Sistema S também", afirmou.

Embora o cenário seja de incerteza, em São Sebastião do Paraíso nada oficial foi anunciado sobre isto prejudicar a vinda do SESC para o município. Desde que o prefeito Walker Américo Oliveira assumiu a prefeitura no final de 2016, tem sido feito tratativas para garantir que o serviço dessa entidade passe a ser ofertados no município, onde atualmente funciona a Praça de Esporte Castelo Branco.

De acordo com Walkinho, até o momento não houve alterações do que já estava programado. "Todas as informações sobre corte no sistema S que temos vieram pela imprensa, não recebemos do SESC nada oficial, até o momento. O SESC continua fazendo os estudos e preparando as licitações. O SESC já está em recesso, por isso não temos um acesso imediato a eles, mas estamos buscando uma agenda no início de janeiro com a diretoria do SESC Minas", completou.