AEROMODELOS

Mecânico idealizou e produziu máquina para fabricar seus próprios aeromodelos

Por: Sebastião Tadeu Ribeiro | Categoria: Entretenimento | 22-12-2018 11:12 | 18946
O Piloto e mecânico industrial Francisco e seu avião aeromodelo que voa atravéz de Rádio Controle Transmissor
O Piloto e mecânico industrial Francisco e seu avião aeromodelo que voa atravéz de Rádio Controle Transmissor Foto de Reprodução

Há mais de vinte anos reside em São Sebastião do Paraíso o talentoso francano, chamado Francisco de Sousa, 53 anos de idade, mecânico industrial que trabalha no Curtume Cacique. Pai de três filhos, casado com uma paraisense há mais de duas décadas.

Devido à sua profissão e criatividade, Francisco fabricou aqui em Paraíso uma máquina chamada Router CNC (Cartão numérico de controle), equipamento para corte de precisão com múltiplas funções para produzir variedade de peças, artesanatos. Por incrível possa parecer, Francisco constrói nesta sua máquina, aviões aeromodelos para seu uso e por encomendas de colegas que praticam aeromodelismo.

O criativo e competente mecânico disse ao “JS” que levou por volta de seis meses para construir a versátil máquina CNC Router, e o custo ficou em torno de R$ 9 mil. Há dois anos fabriquei esta máquina multiuso, e contei com a pareceria e ajuda de meu filho Rafael Pereira de Souza que é desenhista projetista. Com sua capacidade e seu computador ele desenha as peças, as estruturas dos objetos, como pode se ver na estrutura deste aeromodelo em fase de fabricação, em cima da máquina na foto, que vai voar perfeitamente em pouco espaço de tempo, garante Francisco.

Eu e Rafael somos pilotos de aeromodelismo, é nosso hobby, nosso lazer, por isso fabriquei esta máquina para produzir nossos aviões e também outros objetos ou peças que disponibilizamos a aeromodelistas paraisenses e de outras cidades que nos façam encomendas, explica.

Rafael é o piloto de testes das aeronaves de aeromodelo que fabrico. Não podemos errar um milímetro sequer na aerodinâmica dos aviões que fabricamos. Tem que ser perfeito porque senão os aviões nem saem do chão, ou chegam levantar voo, não têm sustentação, e o resultado é a queda da aeronave, salienta. Os aviões fabricados por ele voam através de rádiocontrole transmissor.

“Temos que caprichar o máximo e com perfeição ao fabricar nossas aeronaves, porque se trata de hobby esportivo de custo que não é barato, e cada queda é um desfalque no bolso do proprietário”.

Um dos cômodos da casa do mecânico construtor e aeromodelista Francisco ele reservou para expor os aviões que fabrica e também os que ele e Rafael compraram para usar em voos em finais de semana e feriados em Paraíso e outras cidades onde são convidados  para apresentações.

Temos em São Sebastião do Paraíso um mecânico industrial que fabricou sua própria máquina para fabricar aeronaves de aeromodelismo. Parceiro de seu filho Rafael, tanto na fabricação como na pilotagem e testes de voos dos aeromodelos que fabricam.

Merecem aplauso, reconhecimento e apoio e divulgação pela competência e criatividade.

Desde sua fundação que já ultrapassa três décadas, o Jornal do Sudoeste sempre fez, e faz, questão de descobrir e divulgar pessoas que por suas competências, trabalho e criatividade, prestam relevantes serviços para a comunidade.

Em um dos cômodos da residência do Francisco se tornou hangar e exposição de seus Aeromodelos
O criativo mecânico industrial Francisco, ao lado de suas  criações a máquina Router, um aeromodelo em fabricação que voa atravéz de Rádio Controle Transmissor