TERAPIAS HOLÍSTICAS

Utilizando as terapias holíticas para aliviar a enxaqueca

Por: Profa. Dra. Mirela M. Waldemarin Cabral | Categoria: Saúde | 16-01-2019 15:11 | 309
Foto de Reprodução

Enxaqueca,  é um distúrbio neurovascular crônico e incapacitante, com base biológica que acomete as pessoas geneticamente predispostas. Pode ocorrer em qualquer idade e, costuma-se se manifestar mais em mulheres, contudo tem sido muito diagnosticada em adolescentes e homens. Em uma grande parte dos casos, o quadro de dor é precedido (ou acompanhado) por “embaçamento” da visão ou a presença de pontos luminosos, em zigue-zague como também “manchas escuras” nos períodos que precedem as crises dolorosas; um sintoma típico seria a dor latejante e pulsátil, gerando irritabilidade, depressão, agitação e transtornos de humor. Existem alguns “gatilhos” que podem desencadear as crises, tais como: jejum prolongado, estresse, insônia, chocolate, queijos fortes, embutidos, consumo excessivo de café e de bebidas alcoólicas, fumo, alterações hormonais, certos perfumes, açúcar, dentre vários produtos ou alimentos. Os tratamentos para este tipo de transtorno ficam a critério de médicos especialistas neste assunto, com o auxílio de medicamentos e acompanhamento constante das crises.

O uso de CHÁS, indicado muito por nossas avós, ajudam para acalmar os sintomas. Muitos são nossos conhecidos, como o CHÁ DE CAMOMILA, que auxilia na ansiedade, ajudando a acalmar e relaxar, aliviando o estresse e, o CHÁ DE  MARACUJÁ, aonde as folhas de maracujá também possuem substâncias conhecidas por atuarem como calmante natural, auxiliando também no tratamento contra insônia, pois desencadeia o relaxamento e combate a excitação nervosa.

Os florais de BACH, também são muito requisitados para tal enfermidade. Neste caso, o IMPATIENS, é um floral, o qual poderá ser administrado para pessoas que são apressadas, impacientes, ajudando a acalmar. O composto formado por HOLLY + WILLOW, também auxilia nas dores de cabeça, pois o Holly, ajuda no ciúmes, na inveja, equilibrando estas emoções, e o Willow, já atua em atitudes positivas. A associação destes florais, poderá ajudar muito nas dores de cabeça, pois estão diretamente associados ao estresse do trabalho, que também é um “gatilho” para dores. Contudo para utilização destes florais, seria importante o contato com alguém habilitado.

REIKE proporciona inúmeros benefícios tanto para a saúde física quanto espiritual, auxiliando no tratamento de várias doenças e proporcionando muito mais qualidade de vida para as pessoas.  Favorecendo  a cura e o bem-estar,  promovendo um autêntico processo de autoconhecimento.

Neste artigo, ressaltou-se, “tratamentos paliativos”, ou seja, tratamentos utilizando as terapias holísticas, com o objetivo de diminuir a sensação de mal estar provocada pela dor de cabeça, mas estes técnicas e tratamentos aqui sugeridos não eliminam uma consulta ao médico especialista no assunto, aonde sua dor será investigada para um possível tratamento farmacológico.

Profa. Dra. Mirela M. Waldemarin Cabral
Biomédica
Especialista em Terapias Alternativas (Holísticas)
Mestre em Microbiologia
Doutora em Ciências