REIS

Companhias de Reis de Paraíso participam de circuito regional

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Entretenimento | 19-01-2019 07:17 | 811
Festa de Reis representa a força do folclore religioso em destaque nas cidades da região
Festa de Reis representa a força do folclore religioso em destaque nas cidades da região Foto de Arquivo

Vários grupos de Companhias de Reis de São Sebastião do Paraíso estão participando do circuito regional que acontece até o dia 8 de fevereiro, em cidades do interior de São Paulo e também de Itaú de Minas. A primeira das apresentações ocorreu em Santo Antônio da Alegria nos dias 11, 12 e 13 de janeiro. Já neste final de semana voltam a se apresentar no município de Altinópolis que no domingo, 20, deverá concentrar mais de 50 grupos de toda a região.

O circuito regional de Companhias de Reis já é um evento tradicional que acontece no início de cada ano. Em Santo Antônio da Alegria, por exemplo, a festa completou neste ano sua 41ª edição e costuma reunir um grande público de toda a região. O evento reúne além dos grupos de Reis outras atrações que acabam movimentando as cidades. Normalmente além do palco para as apresentações é montada uma grande infraestrutura com praça de alimentação, barracas de variedades onde são comercializadas roupas, calçados, utensílios domésticos, eletrônicos e outros produtos.

Pelo segundo ano consecutivo a apresentação dos grupos na festa de Santo Antonio foi realizada pelo comunicador Vicente de Souza Neto, o Vicente Irmão. “Realmente, foi um grande sucesso, um trabalho muito bonito feito pela comissão organizadora, junto com a Prefeitura”, diz. Ele disse que de São Sebastião do Paraíso, participaram a Cia de Santos Reis Cidade dos Ipês, Cia Sabiá, Cia Três Colinas e Cia Nossa Senhora de Lourdes entre outras. “Tivemos também companhias de Itaú de Minas, São Tomás de Aquino e Itamogi que prestigiaram a festa”, enumera.

Neste final de semana a festa será em Altinópolis que organiza o evento pelo 47º ano consecutivo. “É uma festa tradicional movida pela fé e a devoção aos Santos Reis e que mobiliza pessoas de toda a região. Participam, não só integrantes dos grupos, mas também pessoas que gostam e vão passear nestes lugares e ajudam a movimentar todo o comércio que gira em torno da festa”, completa. As apresentações tiveram início na sexta-feira,18, e prosseguem neste sábado,19. No domingo, 20, haverá missa às 11 horas e em seguida iniciam as apresentações que vão até às 20 horas a Praça da Matriz.

O Circuito Regional tem apresentações das Companhias de Reis em cidades como Batatais, Ribeirão, Cajuru e Cássia dos Coqueiros. Itaú de Minas é o único município mineiro que faz parte deste circuito. O evento na cidade está marcado para acontecer entre os dias 5, 6, 7 e 8 de fevereiro e a expectativa é de que no período de sua realização, cerca de 10 mil pessoas passem pelo Parque de Eventos Ministro Carlos Melles. Para este ano foram convidados cerca de 80 grupos de reis de Minas e interior paulista.