UFLA

UFLA inicia obras do Campus Paraíso na próxima segunda

Por: Redação | Categoria: Educação | 30-01-2019 11:11 | 1250
Foto de Reprodução

Na próxima segunda-feira, dia 4 de fevereiro, o reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professor José Roberto Soares Scolforo, assina a ordem de início para a construção de nove grandes obras do Câmpus Paraíso, em São Sebastião do Paraíso. O câmpus avançado irá receber inicialmente investimentos de R$ 28 milhões, recursos viabilizados pelo deputado federal Carlos Melles (DEM-MG), junto ao Ministério da Educação (MEC).

O evento, que marca mais uma etapa decisiva no processo de implantação  acontece às 10 horas da manhã, no Teatro Municipal. O prefeito Walker Américo Oliveira explica que esta é a maior conquista da históa do município e pela importância do fato para a macrorregião, estão sendo convidadas autoridades e lideranças educacionais, politicas, e empresariais de Paraíso e de toda a região.

De acordo com as licitações realizadas pela UFLA, as primeiras construções terão no total aproximadamente 15 mil m², com as seguintes obras: Pavilhão de Aulas, Edifício das Engenharias, Galpão de Logística, Prédio da Biblioteca, Galpão de Laboratórios, Galpão da Incubadora, Anfiteatro, Centro de Convivência, Campo Society e Quadra.

“É preciso agradecer a muita gente, e no momento certo vamos saber agradecer. Pensamos grande e fizemos acontecer. Exigiu muita luta e muita ação política, mas estamos ganhando ensino superior gratuito em padrão federal para nossa juventude”, comemora Carlos Melles, mas frisando que há muito trabalho pela frente. 

“Todos os projetos foram concebidos para maximização da qualidade e conforto, aliados à minimização do custo. As edificações serão capazes de atender às diversas necessidades acadêmicas e administrativas”, explica o reitor José Roberto Soares Scolforo, que desde o princípio apostou e trabalhou em favor do Câmpus Paraíso, que será focado em engenharias para a inovação, tendo inicialmente os seguintes cursos: Engenharia de Elétrica, Engenharia de Produção, Engenharia de Software, Bacharelado interdisciplinar em Ciência, Tecnologia, e Inovação, Mestrado profissional em Tecnologias para a Agroindústria.

Até que os prédios do câmpus estejam prontos, a Prefeitura está cedendo uma área para que a UFLA inicie suas atividades em Paraíso. O prédio fica em frente a Prefeitura Municipal, no Parque da Lagoinha, onde anteriormente foi a rodoviária e depois a Unifenas, e deverá receber os primeiros alunos já no meio deste ano.

A UFLA está entre as melhores universidades públicas do País, na avaliação do Guia do Estudante, classificada como a 8ª do Brasil e a 2ª de Minas Gerais.
(por Paulo H. Delfante)