APC

Não pensar em nada

Por: Fernando de Miranda Jorge | Categoria: Cultura | 01-02-2019 16:52 | 146
Fernando de Miranda Jorge
Fernando de Miranda Jorge Foto de Reprodução

Tem como? Penso que não. Difícil não pensar em nada. Estamos sempre ligados em alguma coisa, mesmo que não abramos nossos pensamentos. Eu não consigo ficar quieto e não pensar em nada. Logo: penso - existo. No passado, onde as coisas boas já foram vividas e o que passou não sumiu de nossa mente... Estão vivas na nossa vida presente.

Experimente fazer esse exercício. Você verá que não é possível o ser humano não pensar em nada. Quando não pensamos em nada - no presente (mais fácil), ou quando vivemos do passado (mais gostoso), lá, sim, não pensávamos quase em nada.

Sei lá. Talvez porque não tínhamos os desafios de hoje. Será isso mesmo? De concreto mesmo, é que não conseguimos tirar nossas ideias da cabeça. Ficam ali borbulhando, fervilhando, isto é esquentando, daí a famosa expressão cabeça quente.

E como esvaziar nossas mentes, hein? Bem, um segredo muito simples e eficaz é escrever! Costumo deixar um papel e uma caneta juntos à cama; aí, sempre que me lembro de alguma coisa ou frase, ou um tema para ser desenvolvido, escrevo. Com isso, sinto meu cérebro mais descansado e penso: bom, já está registrado e posso parar de pensar, por enquanto, e partir para outra ação, como dormir e não pensar em nada.

A meditação seria uma prática milenar de relaxar e não pensar em nada. Mas, segundo pesquisas, estima-se que temos entre 50 a 70 mil pensamentos por dia. Incrível, não? Como seria possível, de uma hora para outra, interromper este processo mental e não pensar em nada?

Fernando de Miranda Jorge
Acadêmico Correspondente da APC Jacuí/MG
fmjor31@gmail.com