TERAPIAS HOLÍSTICAS

CHAKRA DO PLEXO SOLAR É por este centro de energia que nos relacionamos com o mundo

Por: Profa. Dra. Mirela M. Waldemarin Cabral | Categoria: Saúde | 01-02-2019 17:17 | 1026
Foto de Reprodução

De todos os centros energéticos do nosso corpo, o chakra solar, ou chakra do plexo solar, também conhecido como Manipura, é o responsável por distribuir a energia vital para todos os outros chakras do corpo. Por isso, ele fica no centro, localizado onde fica o umbigo; estando diretamente ligado aos órgãos relacionados ao sistema digestivo: estômago, fígado, baço, pâncreas, vesícula biliar e ao sistema nervoso vegetativo.  Sendo considera um importante centro energético; é deste chakra que vem nossa força de vontade, auto-disciplina e poder pessoal.      Quando EQUILIBRADO; permite-nos viver com determinação e confiança. Somos capazes de criar limites saudáveis em nossas relações e defender nossos pontos de vista sem agressividade. Permite um autoconhecimento saudável, sem culpa ou julgamentos, mas numa busca constante por melhorias, num aprendizado saudável. Em DESEQUILÍBRIO, o chakra do plexo solar pode acarretar uma série de consequências físicas e emocionais. Entre as emocionais pode-se citar baixa estima, falta de auto-controle, depressão, ansiedade, vícios, codependência e dificuldades com limites, destacando também, as dificuldades em apreciar conquistas, e muitas vezes nos falta o impulso para iniciar as ações necessárias em nossas vidas.

O funcionamento harmônico deste centro de energia nos traz uma sensação de paz, aceitação e totalidade de nós mesmos. Proporciona harmonia com a vida e a posição que temos nela. Dessa forma, você tem ainda condições de respeitar igualmente os sentimentos e as peculiaridades das outras pessoas. Acaba tendo a capacidade de observar as situações por ângulos menos emocionais, gerando mais segurança e tranquilidade para você e todos a sua volta.

Sendo a cor amarela, a que se destaca neste centro de forças; o Sol é o nosso astro maior, neste caso, nossa fonte de vida de energia. Pas-sar alguns momentos em contato direto com o Sol é extremamente benéfico para recarregar suas energias, ativando este chakra. Uma simples caminhada matinal ao sol ou relaxar no sol da tarde com um refrescante copo de suco já auxiliam e muito no reequilíbrio deste chakra. Para um melhor aproveitamento, escolha roupas que permitam o máximo de contato da pele com a energia solar. Assim você também ganha um banho de vitamina D, uma importante aliada no combate a depressão e crises de ansiedade.

Profa. Dra. Mirela M. Waldemarin Cabral
Biomédica
Especialista em Terapias Alternativas (Holísticas)
Mestre em Microbiologia
Doutora em Ciências