AULA

Mais de seis mil estudantes de Paraíso voltam às aulas nas Escolas do Estado

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Educação | 06-02-2019 15:00 | 184
Escolas da rede estadual de ensino recebem professoras e preparam atividades para o início do ano letivo
Escolas da rede estadual de ensino recebem professoras e preparam atividades para o início do ano letivo Foto de Arquivo

O ano escolar da Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais teve início na segunda-feira,4, e foi marcado pela preparação dos servidores para iniciar as atividades. Eles fizeram discussões dos objetivos e ações a serem desenvolvidas nos 200 dias letivos do Calendário Escolar e debaterem proposições para receber os estudantes na volta às aulas. Professores, diretores e seus analistas e auxiliares de serviço se reúnem até nesta quarta-feira,6, e, no dia seguinte haverá o início de mais um ano letivo.

Segundo a 35ª Superintendência Regional de Ensino, que abrange cerca de 16 municípios da região, somente em São Sebastião do Paraíso é aguardada  a volta às aulas de aproximadamente 6.177 alunos. Desde o início da semana os servidores e professores voltaram às atividades e têm realizado reuniões preparatórias para o início do período letivo. Em todos os turnos de funcionamento das escolas estão sendo realizadas rodas de conversas com os profissionais para ouvir as demandas e as expectativas, além de debates sobre temas relevantes que devem ser inseridos no cotidiano da comunidade escolar.

Ainda durante os primeiros dias de preparação foram tratados de assuntos relacionados a distribuição de aulas, formação de turmas, horários dos turnos. Também foram apresentadas questões relacionadas ao planejamento anual das etapas e propostas de trabalhos e projetos a serem desenvolvidos ao longo de 2019. A Secretaria de Estado da Educação informou que o ano escolar teve início para todas as 3.625 unidades escolares em Minas Gerais.

Cada estabelecimento tem liberdade para programar as atividades que for fazer para recepcionar os alunos, com jogos, brincadeiras e outras ações para motivar os alunos neste início de ano letivo. As escolas, principalmente, as que atendem estudantes  nos iniciais e do Ensino Fundamental  poderão abrir as portas para a participação dos pais e responsáveis, para que conheçam a escola, os professores e demais profissionais. A iniciativa vale para os pais dos alunos mais novos que normalmente ficam inseguros, estes eventos são realizados para tirar dúvidas e mostrar os espaços do estabelecimento. A palavra chave estimulada pela Secretaria de Estado e Educação para o recebimento de todos os envolvidos no cenário escolar, é o acolhimento.