43º BPM

Tenente-coronel Charles Batista assume comando do 43º BPM em Paraíso

Por: João Oliveira | Categoria: Polícia | 11-02-2019 15:47 | 1384
 Novo comandante do 43º BPM em Paraíso, tenente-coronel Charles Kerley Batista
Novo comandante do 43º BPM em Paraíso, tenente-coronel Charles Kerley Batista Foto de Dênis Meneses

O tenente-coronel Charles Kerley Batista  tomou posse na manhã desta segunda-feira (11/2) no comando do 43º Batalhão de Polícia Militar em São Sebastião do Paraíso, em solenidade ocorrida no Teatro Municipal Sebastião Furlan. Sucede o  tenente-coronel Adriângelo Chaves de Sousa, que se aposenta após pouco mais de um ano à frente do comando.

O ex-comandante havia sido empossado no final de janeiro de 2018 e com sua posse também aconteceu a elevação da 20ª Companhia Independente de Polícia Militar em São Sebastião do Paraíso a 43º BPM.

Sousa fez um balanço positivo da sua passagem por Paraíso e destaca que, ao longo deste tempo no comando do Batalhão, pode contribuir para redução da criminalidade e aumento do efetivo policial militar no município. O batalhão é responsável pela abrangência de outros 13 municípios, entre eles Guaxupé, São Pedro da União, Guaranésia, Muzambinho, Juruaia, Monte Belo, Nova Resende e Bom Jesus da Penha, Monte Santo de Minas, São Tomás de Aquino, Arceburgo e Itamogi, além de São Sebastião do Paraíso e os distritos de Guardinha, Milagre e Termópolis.

“Aqui pude perceber o valor que tem as pessoas, fui bem recebido e me ajudaram bastante, tanto a sociedade civil, quanto prefeitos, Câmara Municipais, deputados, não tive dificuldade em comandar, dado a ajuda que recebi. Os policiais são muito dinâmicos, trabalhadores, correm atrás para resolver o crime e como resultado tivemos uma redução de 30% da criminalidade violenta e não violenta. Trouxemos novos policiais, equipamentos e viaturas. Deixo uma cidade mais tranquila”, destaca.

De acordo com Adriângelo, no último ano, em janeiro, balanço havia apontado cerca de 51 crimes violentos registrados pelo 43º BPM, contra 11 em janeiro desta ano em 13 municípios. “Houve uma grande redução, fruto do trabalho da Polícia Militar, Polícia Civil, Ministério Público, Poder Judiciário e Prefeituras, foi um trabalho cinético que trouxe grandes resultados”, completa o militar que agora, com sua aposentaria, diz que irá cuidar da saúde e também dedicação à família.

O novo comandante, tenente-coronel Charles Kerley Batista, que deixou Diamantina para vir para São Sebastião do Paraíso, conta que tem gostado muito do município e que, apesar de toda a novidade, a receptividade que teve na região foi muito positiva. “É uma responsabilidade muito grande, estou chegando agora, trazendo novidade de trabalho e minha expectativa em relação à unidade é trabalhar bastante e entregar um bom serviço à comunidade”, destaca.

Entre os maiores desafios que espera enfrentar nesta nova empreitada, é fazer com que os índices criminais sejam mantidos sob controle, e que as unidades operacionais que fazem parte do batalhão paraisense estejam sempre em condições de prestar o melhor trabalho possível e que estejam sempre operosas para tentar manter esses índices criminais sob controle e fazer com que a comunidade se sinta segura com o trabalho da polícia.

“Paraíso me surpreendeu pelos seus índices criminais em evidência. É uma cidade onde o crime está controlado, com poucos registros de crimes violentos sendo praticados na cidade e o que mais me deixou satisfeito foi a qualidade e capacidade operacional de cada militar que faz parte do nosso efetivo. São militares operosos e dispostos a prestar o melhor serviço à comunidade”, completa o comandante que objetiva a realizar muita operações policiais e prisões daqueles que for necessário, além de trabalha em conjunto com demais órgãos de defesa social do município.

O prefeito Walker Américo Oliveira, comenta a elevação da companhia de Polícia para batalhão e a recente troca de comando da unidade. “Para Paraíso foi um ganho, quando há essa elevação para batalhão, com ele vem mais patentes e efetivo militar, como já recebemos recentemente. Para nossa segurança foi um ganho muito grande”, completa.

CURRÍCULO
O tenente-coronel Charles Kerley Batista, de 46 anos, é natural de Diamantina e ingressou na Polícia Militar em 1995. Ao longo de sua carreira realizou diversos cursos dentro da instituição, entre eles o de formação de soldado, curso superior em Ciências Militares com ênfase em segurança pública na Academia de Polícia Militar; realizou também curso de especialização em segurança pública pela Fundação João Pinheiro, além de outros voltados para promoção da segurança pública.

Batista também foi condecorado por diversas vezes e recebeu, entre esses títulos, a Medalha de Mérito Militar grau bronze e prata; Medalha Alferes Tiradentes; Medalha de Mérito Profissional; Medalha de Casaca Parda pelo 3º Batalhão de Polícia Militar; troféu Alferes Tiradentes; diploma de reconhecimento pelos serviços prestados à comunidade de Três Marias.

Em sua trajetória, tenente-coronel Charles Kerley Batista, entre suas funções, exerceu o cargo de chefia da seção de recursos humanos da 14ª Região da Polícia Militar; comandante da 14ª Companhia de Polícia Militar Independente de Meio Ambiente e Trânsito; comandante da 14º Companhia de Polícia Militar Rodoviária e agora assume o 43º Batalhão de Polícia Militar em São Sebastião do Paraíso.