GILBERTO AMARAL

Luto no jornalismo

Por: Gilberto Amaral | Categoria: Brasil | 14-02-2019 09:00 | 2436
Ricardo Boechat
Ricardo Boechat Foto de Reprodução

Luto no jornalismo
No final dos anos 70 conheci o meu amigo e irmão Ricardo Boechat (foto). Ele era o braço direito e esquerdo de Ibrahim Sued e foi lá no escritório da Siqueira Campos que iniciamos nossa amizade. Nesta segunda-feira ele foi se encontrar com o nosso querido Ibrahim, lá no céu... No domingo, antes de deitar, o ví comandando o programa de entrevistas Roda Viva. Inteligente e firme nas suas perguntas, como sempre foi. Depois da saída dele do escritório de Ibrahim Sued, nos distanciamos. Mais tarde numa festa da Band nos reencontramos rapidamente e foi aquela alegria. Quando iniciou como âncora do Jornal da Band (que ficará com uma lacuna irreparável), surpreendeu-me sua capacidade profissional, desenvoltura e a cada dia ele foi se consagrando mais no jornalismo, na TV e no rádio. Mas isto é apenas um breve histórico. O que quero mesmo dizer é a dor e o choque que senti com a morte desse querido colega e amigo, companheiro da TV Bandeirantes. Eu estou e o jornalismo brasileiro também está de luto com a partida prematura desse grande profissional. Que seja feita a Tua vontade aqui na Terra, como no céu. Salve Deus!

Operação Xingu
O Batalhão de Engenharia do Exército recebeu a missão de concluir a BR-163 para viabilizar o escoamento do agronegócio via Terminal Portuário de Santarém. A obra tem a previsão de três anos de duração com um custo total de R$ 128 milhões. Ao todo 350 militares e 200 equipamentos e viaturas atuarão nessa obra.

De primeiro mundo
O Hospital Sírio-Libanês abre suas portas, no dia 18, em Brasília, ampliando sua atuação em toda a região Centro-Oeste para além da oncologia, com cardiologia, neurologia, ortopedia, entre outras especialidades médicas. Serão mais de 30 mil m² com 140 leitos, sendo 31 de UTI, 6 salas de cirurgia com tecnologia de ponta e aparelhos para cirurgia robótica, além de Pronto Atendimento e um centro de diagnósticos para análises clínicas e imagem, com equipamentos de altíssima precisão.

Era digital
Os servidores públicos federais não precisarão mais ir até sua unidade de gestão de pessoas para buscar o histórico de rendimento anual. A partir de agora, essas informações estão disponíveis no celular, via Sigepe Mobile. No APP, é possível consultar e obter os dados desde o ano de 1990 em formato digital. Este detalhamento é útil para a comprovação de renda, acompanhamento de pagamento de consignações, de pensões e também em questões judiciais, por exemplo.

Por unanimidade
Conforme essa coluna havia noticiado, o empresário e jornalista Francisco Maia foi eleito, por unanimidade, presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal. Maia assume o cargo com o objetivo de fortalecer os sindicatos da Fecomércio-DF, que hoje representam os principais setores econômicos de Brasília, promover uma integração com a CNC e avançar na representatividade da instituição perante os Poderes constituídos e a sociedade brasiliense. Capacidade é o que não lhe falta!

Trapaça
Segundo o ministro Sérgio Moro, “o caixa dois é trapaça“. Moro não sabe de nada. O que existe de trapaça neste país é de chorar. É uma verdadeira vergonha!

Diplomacia
Ela já foi embaixadora da Áustria aqui e hoje serve na Colômbia. Maria Feldman veio matar a saudade dos amigos, com o marido Alejandro. Dia 15 será homenageada com um jantar na embaixada que serviu.

Criança

Nota 10
A LBV iniciou mais uma importante campanha de mobilização social em apoio à educação brasileira: Criança Nota 10 — Proteger a infância é acreditar no futuro! A iniciativa visa angariar doações e entregar no início do ano letivo, 19 mil kits de material pedagógico para crianças e adolescentes atendidos pela Instituição e por organizações parceiras nas cinco regiões brasileiras.

Proteger a infância...
Os kits são compostos por itens como mochila, cadernos, lápis, régua, canetas, estojo, dicionário entre outros. Para a realização da campanha, a entidade conta com a solidariedade do povo e de seus colaboradores, voluntários, amigos e parceiros e o apoio imprescindível dos meios de comunicação para a divulgação dessa ação solidária.

...é acreditar no futuro!
As doações podem ser feitas no site www.lbv.org ou pelo tel. 0800 055 50 99. Outras informações ainda podem ser obtidas acessando as páginas oficiais da LBV no Facebook, no Instagram e no Youtube, por meio do endereço “LBVBrasil”.

Koltès
Em abril de 2019, o mundo do teatro comemora 30 anos da morte de Bernard-Marie Koltès (foto). O francês é considerado o dramaturgo mais importante pós-geração anos 50. Uma mistura de Molière e Shakespeare dos tempos modernos, entre comédia e drama social, inspirado por Rimbaud, Dostóievski ou Faulkner. Suas peças complexas foram traduzidas em mais de 50 línguas e montadas no mundo inteiro (mais de 1800 produções)! Foto: Elza Ruiz.

Intercâmbio Brasil-França
O Brasil, num intercâmbio cultural com a Companhia Francesa l’Embarcadère, vai homenagear Koltès com Cais Oeste, uma das peças mais ambiciosas do autor. Escrita no início dos anos 80, tão atual que Koltès poderia receber mais um título, o de Nostradamus do teatro. Ou seria o tempo que andara para trás? Direção do francês Cyril Desclés, estréia em setembro.

Capital do vinho
Nesta semana, Paris foi a capital do vinho acolhendo profissionais e amadores do mundo inteiro durante o salão internacional Wine Paris. Para este evento, uma pesquisa revelou as cidades que mais consomem a bebida dos deuses. A cidade luz ficou no topo do pódio, com 709 milhões de garrafas consumidas em 2017. Buenos Aires é única cidade da América Latina na lista das 5 maiores consumidoras do mundo.

Bernard Marie Koltès
Wine Paris