FEMAGRI 2019

Aranha e Gafanhoto da AWZ estão mudando a vida de produtores de café

Por: Nelson de Paula Duarte | Categoria: Agricultura | 18-02-2019 10:16 | 1044
Foto de Reprodução

O arruamento de lavouras preparando para a colheita do café, e depois a varrição para recolher grãos que caíram ao chão e ficaram para trás, já causaram muita dor de cabeça a produtores. Esta dificuldade chamou a atenção de um criativo profissional que ganhou experiência na convivência com seu pai, que atuava no setor de máquinas de secagem e beneficiamento de café. De uma família de cafeicultores, ele identificou o que poderia facilitar o dia a dia de produtores, e passou a desenvolver produtos inovadores,  com tecnologia para lhes trazer aumento de produtividade e redução de custos.

A SWZ Peças evoluiu para  AWZ Máquinas produzindo máquinas acessíveis a todos produtores de acordo com suas necessidades. Com baixo custo operacional e de manutenção, suporte de venda e pós-venda, e efetiva assistência, suas máquinas Aranha e Gafanhoto fazem a diferença nas principais regiões produtoras de café, e estão presentes nas principais feiras do agronegócio café, no país.

ARANHA
É enleirador de café para ser acoplado aos braços hidráulicos e terceiro ponto de trator cafeeiro. O modelo AWZ CH 1200 dispõe de sistema hidráulico independente do sistema do trator. Com auxílio de sistema de ar, enleira os grãos e matéria orgânica em área medindo de 2,50 m a 4,00 m de distância dos pés das plantas.

O AWZ CH 1200 é utilizado na arruação na pré-colheita, varrição para retirar grãos de café e também na esparramação.

Na arrução, para retirada de matéria orgânica depositada embaixo das plantas e imediações, levando o material para o centro das ruas das lavouras, para depois ser triturado.

Na varrição o equipamento retira os grãos que ficam ao redor dos troncos, enleirando no centro da rua, para depois serem recolhidos. A devolução de matéria orgânica do centro da lavoura novamente para debaixo das plantas, para proporcionar mais umidade e nutrição do cafeeiro é feita pelo sistema de esparramação.

O AWZ CH 1200 poderá atender propriedades de pequeno, médio e grande porte, e adaptável em qualquer tipo de trator cafeeiro que tenha potência mínima de 45cv e sistema hidráulico com capacidade de levante de 500 quilos.

GAFANHOTO
O recolhedor de café Gafanhoto pode ser acoplado em toda a linha de tratores cafeeiros com potência superior a 55cv, através de engate nos braços hidráulicos. Faz a captação de grãos através de sistema hidráulico de duplo comando, em sentido anti-horário. No processo de separação e limpeza o material coletado é recebido por rosca transportadora que é composta de peneira cilíndrica, e através de sistema de abanação separa os grãos de café da terra e matéria orgânica.

Por sistema de ventilação também são retirados corpos estranhos mais leves que os grãos de café. Após a limpeza os grãos caem em reservatório com basculamento hidráulico acionado pelo tratorista.

A máquina Gafanhoto é produzida em três versões, ou seja a AWZ BB 900 que tem unidade recolhedora com área de captação entre 1,00m e 1,30m e descarga em bigbag. A versão AWZ BB 1200 tem unidade recolhedora com área de captação de 1,20m e 1,50m. e a descarga também é feita em bigbag, que se trata de sistema pioneiro lançado no mercado pela AWZ.  Ambas podem ser acopladas em tratores com potência de motor de 45cv.

Complementando a linha, o Gafanhoto AWZ BR 1200 tem bitola externa de 1,83m, capacidade para armazenar 1.600 litros, descarga feita em caçamba basculante hidráulica. Neste caso é adaptável em tratores que tenham motor com potência a partir de 65cv.

A linhas Aranha e Gafanhoto é uma perfeita combinação de eficiência e baixo custo que estará sendo demonstrada na FEMAGRI 2019, o principal evento agrícola voltado à cafeicultura e que acontece de 20 a 22 de fevereiro em Guaxupé.

Quem produz, conhece na prática a diferença que as máquinas Aranha e Gafanhoto fazem em termos produtivos e nas condições disponibilizadas para serem adquiridas. Neste sentido parcerias foram feitas pela AWZ com a COOXUPÉ (Guaxupé), COCAPEC (Franca) Três Vales (Capelinha), e a aquisição poderá ser pelo sistema de troca por café ou outros critérios estabelecidos pelas cooperativas parceiras, além de financiamentos pelo FINAME, PRONAF e BNDES.

A assistência técnica da AWZ de igual maneira se prima pelo pronto atendimento.

A AWZ tem sua matriz na Av. Arthur Gobbo, 708 – telefone (35) 3558-3895 Parque Industrial II em São Sebastião do Paraíso e filial em Três Pontas, na Av. Ipiranga, 1263, Bairro Santa Inês, telefone (35) 3266-1647.

Visite nosso site: www.awzmaquinas.com.br ou contato@awzmaquinas.com.br