CURTAS EDIÇÃO 2280

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 20-02-2019 13:58 | 430
Foto de Reprodução

Representação
O vereador Paulo César de Oliveira (Tatuzinho) está sendo alvo de uma representação impetrada por seu colega Marcelo de Morais por quebra de decoro parlamentar. Contra o acusado são apontadas ações e acusações de atitudes que teriam prejudicado o andamento de uma Comissão Parlamentar Processante que pretendia cassar o prefeito Walker Américo. Tatuzinho é o relator da CPP, e seu relatório, segundo Marcelo Morais foi uma clara defesa do prefeito, e alguns trechos segundo afirma, até as vírgulas são semelhantes aos argumentos apresentados pela Procuradoria Jurídica do município. O processo contra o Executivo está suspenso por liminar da Justiça de Minas Gerais. Resta saber quem sobreviverá nesta questão se o prefeito, o vereador ou os dois.

De prontidão
Com o pedido de abertura de processo por quebra decoro parlamentar contra o vereador Paulo César (Tatu) em andamento candidatos suplentes do PR estão de prontidão. Na eleição de 2016, Paulo Cesar foi eleito com 1.694 votos e ele conseguiu arrastar o colega Luiz Benedito de Paula, que teve 824 votos. A primeira suplência do Progressista é de Vânia Porto Mumic que teve 785 votos, tendo na sequência Jesu Paulo Araújo que teve 448 votos. Só para recordar Vânia foi candidata a deputada estadual ano passado e teve votação surpreendente.

Comissão
A Comissão de Ética da Câmara dos Vereadores de São Sebastião do Paraíso é presidida pelo vereador Vinício Scarano Pedroso que tem o prazo de 30 dias para apresentar um parecer sobre a questão. Além dele participam Marcelo Morais, Cidinha Cerize e José Luiz das Graças. De início Vinício citou que o denunciante, Marcelo Morais, não poderá atuar na comissão sendo substituído por Luiz de Paula, que é do mesmo partido do denunciado e que só foi eleito pela votação expressiva de Paulo César.

Itinerante
O Legislativo paraisense vai iniciar neste mandato o programa Câmara Itinerante, a partir do próximo dia 26, das 14 às 20h00. O primeiro bairro a ser visitado é o São Judas Tadeu. Em outras épocas a mesma proposta foi implementada com reuniões na zona rural, escolas, clubes de serviços e até igrejas. Na gestão passada o vereador Marcão da Ambulância, também implantou gabinete itinerante. Em ambas s situações os idealizadores não se deram bem nas eleições que se seguiram. De toda forma a plataforma será montada para atender a população.

Audiência
O vereador Luiz Benedito de Paula é autor do requerimento feito na Câmara Municipal para a realização de uma Audiência Pública para tratar sobre a insegurança existente na zona rural. Segundo o vereador tem sido grande o número de ocorrências de roubos e furtos contra proprietários de sítios e fazenda que tem gerado um grande clamor nos moradores da zona rural. Lideranças dos mais diversos segmentos ligados ao homem do campo bem como as autoridades de segurança pública no município serão convidados a debater a questão.

Mutirões
Segundo o prefeito Walker Américo Oliveira, teve início na segunda-feira uma espécie de mutirão de catarata realizada na Santa Casa de Misericórdia em São Sebastião do Paraíso, para eliminar os gargalos do setor com centenas de pacientes nas filas de espera aguardando por atendimento especializado. O Executivo declarou que ainda neste mês de fevereiro outras áreas e especialidades também serão atendidas, uma vez que médicos estão sendo contratados para atender este tipo de situações. A fila é grande e o sofrimento do povo nem se fala. Tomara de fato traga um alívio a tanta gente necessitada.

Puxadinho
Carnaval popular realizado a partir da iniciativa de pessoas ligadas ao setor privado foi considerado um grande sucesso em São Sebastião do Paraíso. O evento ocorreu no sábado,16 de fevereiro, nas imediações do prédio do Fórum, na Avenida José de Oliveira Brandão. Nem mesmo a chuva que reinou na maior parte do tempo atrapalhou a empolgação dos foliões. Para os amantes do carnaval que vem por ai ficou um gostinho de quero mais. E como não poderia deixar de ser quando o filho é bonito, alguns pais aparecem.

Ressurgir
Tendo em vista o grande sucesso alcançado pelo evento e logicamente com alguns ajustes ficou provado que é possível fazer sim algo em prol dos paraisenses para esta época. Uma iniciativa neste estilo certamente evitaria que muitos jovens paraisenses deixem a cidade no período carnavalesco e vão arriscar suas vidas nas estradas para se divertir m outras localidades. Para este ano pode ser que o tempo não seja hábil, mas para outros anos quem sabe seja possível. Muitos já falam na ressuscitação do carnaval de rua de Paraíso em novo estilo, em novo espaço, enfim em novo tempo e modelo.

No clima
No próximo sábado (23/2) o clima carnavalesco continua em São Sebastião do Paraíso, desta vez remorando carnavais de salão, com tradicionais marchinhas, frevos e muito samba. O pré-carnaval será no Santaterra Eventos (avenida Wenceslau Brás) com animação do grupo Paraíso em Seresta com início às 21 horas. Reservas podem ser feitas no Santaterra.

Ciclista na via
Programada para ocorrer ontem à noite em São Sebastião do Paraíso mais uma edição do Ciclista na Via. A iniciativa é da Concessionária Nascentes AB das Gerais que realiza campanha que tem como objetivo conscientizar quem utiliza a bicicleta como meio de transporte, dando dicas de segurança ao usar o veículo em vias e rodovias. O estava marcado para ocorrer entre às 18 e 19h30, próximo ao Fórum. A proposta é de transmitir orientações aos ciclistas através de panfletos com dicas preventivas, além do uso de faixas refletivas para serem coladas nas bicicletas. Os participantes também receberiam um kit lanche, com suco e biscoito.

Diárias
E na Câmara Municipal de São Tomás de Aquino assunto que vem ganhando destaque nas últimas sessões gira em torno da mudança na proposta para o pagamento das despesas dos agentes públicos em caso de viagens a trabalho em prol do município. Atualmente funciona o sistema em que não é obrigatório comprovar gasto e o beneficiado não é obrigado a devolver sobras caso ocorra. A nova proposta prevê a utilização do aditamento de despesas. Este modelo sim exige notas fiscais dos gastos e devolução dos valores não utilizados. A resistência para a mudança é da maioria.

13º salário
Outra polêmica na Câmara dos Vereadores aquinense refere-se a proposta do Executivo na forma do Projeto de Lei Complementar 074. A iniciativa prevê o pagamento do décimo terceiro salário em duas parcelas, igual ocorre na prefeitura de Paraíso. A primeira parcela é paga no mês de aniversário do servidor e a segunda deve ser paga até 20 de dezembro. Para as prefeituras que estão com os caixas em baixa é uma medida interessante. Para o servidor não sendo em 11 vezes igual ao Estado, acaba sendo aceitável.