XADREZ

Paraíso sedia 73ª edição do Circuito Solidário de Xadrez

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Esporte | 16-02-2019 10:15 | 1763
Competição que reúne dezenas de enxadristas acontece neste fim de semana em Paraíso
Competição que reúne dezenas de enxadristas acontece neste fim de semana em Paraíso Foto de Arquivo

Pela primeira São Sebastião do Paraíso irá sediar uma etapa do Campeonato Solidário de Xadrez, que está em sua 73ª etapa. A competição será realizada no domingo,17, no Clube de Xadrez, na Arena João Mambrinia. A disputa será pelo sistema suíço e poderá ter entre seis e sete rodadas, o que deverá ser definido pela organização, ainda neste sábado,16, antes do início dos jogos.

O campeonato deste ano tem entre as novidades o fato de que se houver 110 participantes na disputa da categoria adulta, haverá regras novas para as disputas. Conforme já divulgado em regulamento os jogos terão 15 minutos para cada jogador ou 12 minutos, mais 3 segundos de acréscimo. Caso tenha menos de 110 participantes no torneio adulto, serão 20 minutos para cada jogador ou 17 minutos, além de mais 3 segundos de acréscimo. Ao todo poderão participar até 300 competidores. Os organizadores disponibilizaram alojamentos para os casos de competidores que necessitarem chegar antes, ao custo de R$15,00 por pessoa.

Em relógios digitais é obrigatório o uso do acréscimo. Após a terceira haverá uma pausa para almoço ou lanche de 20 minutos. Anteriormente não havia nenhuma pausa no torneio. Outra medida anunciada para este ano é que torna-se obrigatório a doação de alimentos para participar das etapas.  Para jogadores da categoria Adulto, Sênior e Veterano são dois quilos de alimentos e para as demais categorias um quiilo de alimento. Recomenda-se evitar o uso de produtos como sal e açúcar como doação.

A arbitragem será realizada pelos juízes Wendel Assis, Evans Fritsch, Paulo Basso, André Basso e Júlio Basso. De acordo com a organização haverá premiação com troféu nas categorias masculino e feminino, nas categorias sub a sub 14 para a primeira a oitava posição. O mesmo critério é válido para as categorias Veteranos, Sênior, Adulto, Destaque da Cidade, Maior Equipe e Campeão Geral.

Antes de São Sebastião do Paraíso, foi realizada em Sumaré (SP) no dia 27 de janeiro a 72ª Etapa do Circuito Solidário de Xadrez. O circuito foi dividido em três torneios, com a disputa de seis rodadas. Conforme a organização foram inscritos 140 jogadores que doaram cerca de 260 quilos de alimentos. Além de Paraíso representada por integrantes do Clube de Xadrez, havia enxadristas de cidades como Campinas, Capivari, Capão Redondo, Curitiba, Hortolândia, Jaguariúna, Jundiaí, Sorocaba, São Paulo, Rio Claro, Nova Odessa, Vinhedo e outros municípios. 

A próxima etapa do Campeonato Solidário de Xadrez será disputada no próximo dia 24 de março em Hortolândia (SP). Na sequência o calendário de disputas prevê a realização de jogos em outras 10 cidades. As próximas etapas ocorrerão em Piracicaba, Iracemápolis, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Jaguariúna, Tietê, Louveira, Campinas e São Carlos. O encerramento da temporada será em 1º de dezembro, na cidade de Leme todas no interior paulista.