SAÚDE ANIMAL

Hipersensibilidade de Contato

Por: Rogério Calçado Martins | Categoria: Saúde | 23-02-2019 09:45 | 52
Foto de Reprodução

A Hipersensibilidade de Contato ou Dermatite de Contato, é uma afecção que acomete a pele, geralmente de forma esparsa em áreas que sofreram contato com alguma substância causadora da irritação.
Esse tipo de reação pode variar muito entre um animal e outro, mesmo sendo de mesma espécie. Ou seja, um cão ou um gato de uma determinada raça pode ter uma reação diferente de outro, mesmo sendo da mesma raça.
Várias plantas podem causar Dermatite de Contato, além dos produtos de limpeza, desodorizantes, carpetes, tapetes, cobertores e até mesmo sacolas plásticas já foram relatadas por Médicos-veterinários como causadores de tal problema. Deve-se aumentar os cuidados quando do uso de produtos de limpeza em geral. O melhor é afastar os animais do local durante o uso e até que o ambiente esteja totalmente seco. Além disso, após a ação do produto no chão (cerca de 30 ou 40 minutos), pode-se passar um pano com água limpa para tirar o excesso residual do produto.
Até mesmo alguns componentes de cremes, pomadas e géis destinados ao tratamento de dermatopatias podem ocasionar irritação no local de contato.
A Hipersensibilidade de Contato é relatada em pesquisas como 1 a 5% de todas as dermatites caninas e é rara em gatos.
Os sinais são variados, tendo o eritema (avermelhamento da pele), máculas, pápulas e vesículas os mais comuns. Se não forem cuidadas à tempo essas lesões podem evoluir para uma dermatite crônica, sendo que nesses casos a pele apresenta sinais muito mais complicados, como hiperqueratinização e lignificação. Em seguida, podem sofrer contaminação e evoluir para infecções bacterianas e fúngicas e também demodicose (ácaro Demodex canis, presente naturalmente na pele e que multiplica exageradamente em casos como esse), transformando-se em uma dermatite com múltiplos causadores ("aproveitadores" da situação), ocasionando a piora do problema e dificultando o tratamento.
Em caso de dúvida, procure um Clínico Veterinário de Pequenos Animais.

*ROGÉRIO CALÇADO MARTINS
– médico-veterinário – CRMV/MG 5492
*Especialista em Clínica e Cirurgia Geral de Pequenos Animais (Pós-graduação “lato sensu”)
*Membro da ANCLIVEPA (Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais)
*Consultor Técnico do Site www.saude animal.com.br
*Proprietário da Clínica Veterinária VETERICÃO (São Sebastião do Paraíso/MG)