CURTAS EDIÇÃO 2282

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 27-02-2019 09:54 | 314
Foto de Reprodução

Silente
O combate ao mosquito da dengue tem sido feito intensivamente em Paraíso, que detém a terrível marca de mais de mil casos suspeitos da doença. Trabalho elogiável, mas por outro lado causa estranheza o silêncio por parte da Secretaria de Saúde que deveria, mas não está, usando todos os meios de comunicação e formas possíveis para alertar e conscientizar a população sobre a gravidade do caso, deixando claro que dengue pode ocasionar a morte.

Verbas
Ainda como parte de emendas parlamentares indicadas pelo deputado federal Carlos Melles, o município de Jacuí está recebendo alguns recursos para aplicação em várias áreas. Prefeito, vice-prefeito, vereadores e outras lideranças da comunidade foram reunidos para uma espécie de prestação de contas. Foram anunciadas indicações de recursos da ordem de R$ 400 mil destinados ao Lar dos Idosos, para a reforma do Poliesportivo e para a aquisição de uma viatura. Na oportunidade também foi falado sobre como o Governo de Minas, Romeu Zema pretende agir nos próximos quatro anos.

Veto
A Câmara Municipal de Paraíso, por sete votos a três derrubou o veto do Executivo ao Projeto de Lei que trata do encaminhamento ao Legislativo de cópias de notas fiscais eletrônicas recebidas de fornecedores e prestadores de serviços para a administração municipal. A iniciativa é favorecer as consultas das aquisições feitas na Prefeitura. O material já é divulgado no Portal da Transparência e continuará sendo alvo de análises dos fiscalizadores. A promulgação deverá ocorrer até na próxima semana pelo prefeito, que se não fizer, terá o ato realizado pelo presidente da Câmara, Lisandro Monteiro.

Escola do Legislativo
O presidente da Câmara, Lisandro Monteiro e o vereador Vinício Scarano, visitaram a Escola do Legislativo de Pouso Alegre. Um dos objetivos da visita trata-se da proposta de adesão ao projeto Gincana do Saber, realizado entre Escolas do Legislativo. Outra meta é buscar conhecimento das parcerias feitas pela Escola do município, incluindo Senai, Sesc e faculdades, além de um intercâmbio internacional com a Irlanda para 12 alunos de escolas municipais.

Aproximação
Conforme o vereador Vinício Scarano durante a visita o presidente da Câmara de Pouso Alegre Oliveira Altair Amaral mostrou a estrutura do Centro de Atenção ao Cidadão (CAC), e o presidente da Escola do Legislativo Leandro Morais apresentou a estrutura da TV Câmara, que é referência na região. De acordo com o vereador estas novidades serão trazidas para São Sebastião do Paraíso visando deixar a Câmara cada vez mais próxima dos cidadãos e deixá-los cada vez mais politizados, disse Vinício. Ele destaca ainda o apoio da atual presidência para aumentar o leque de projetos da Escola do Legislativo.

Quadra
A novela da construção, cobertura da quadra no bairro São Francisco prossegue. Já atravessou uma administração sem que a conclusão da obra se aproximasse. Agora novamente indagada, a Prefeitura informa que novo processo de licitação será realizado e depois de analisada a proposta vencedora é que será dada autorização para a retomada dos trabalhos. Tudo isso depende da anuência da Caixa Econômica Federal e deve levar tempo. Obrinha demorada.

Cortou
Deu o que falar o corte de uma vistosa árvore localizada no estacionamento da Igreja de Nossa de Sion. Cinquentenária a espécie chegou primeiro que muitas construções e ao que tudo indica aparentava após este tempo todo de vida estar condenada.  Se o corte foi autorizado, certamente existe um laudo atestando as condições da mesma aprovado pelo Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente. Da mesma forma, nestas situações são apresentadas medidas compensatórias como doação de novas mudas e o plantio de espécies adequadas para o espaço. Desnecessário tanto barulho quando basta conferir o trabalho que é feito e como é o funcionamento de todo o sistema.

Cavalgada
No final de semana foi realizada uma cavalgada solidária pela cidade em prol do Hospital Regional do Coração de São Sebastião do Paraíso. Evento realizado por um grupo de voluntários. A intenção foi das melhores e para a próxima iniciativa semelhante algumas medidas podem ser adotadas para melhorar o controle de trânsito nas ruas por onde passar a comitiva. Outra medida necessária é se  recomendar, de maneira insistente, para que participantes utilizem o leito de ruas e avenidas e não subam em calçadas, como tem acontecido. Além da sujeira deixada, alguém pode ser atropelado por animais. No mais, valeu a intenção.

Bancos
O primeiro roubo a caixa eletrônico em banco na região de São Sebastião do Paraíso neste ano foi registrado na madrugada do domingo,24, em Pratápolis. Foram três agências atacadas. Bandidos espalharam medo e terror pela cidade onde fizeram reféns. Mas dinheiro não levaram de nenhuma delas. Novamente se fala em providências em medidas de aperfeiçoamento de segurança e coisas do gênero, mas logo, é carnaval e como sempre todos esquecem do problema e da questão. Faz um tempinho que os criminosos passaram por Paraíso, na época foram feitas reuniões traçadas metas, mas não se chegou a uma conclusão e nada de concreto aconteceu, ou não foi divulgado. 

Reivindicações
O presidente da Câmara de São Tomás, Marcos Fontana, acompanhado dos vereadores Valdinei Vieira dos Santos e Adriano dos Reis Rodrigues, esteve em Belo Horizonte para reivindicar recursos e benefícios para a comunidade. Os pleitos são em diversos setores, como por exemplo a agilização junto a Funasa para a liberação de um caminhão de lixo. Também está sendo observado questão relacionada a agilização do projeto para a construção de casas populares.