REDUTORES

Redutores de velocidade são readequados

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Cidades | 23-02-2019 10:12 | 114
Condutores de veículos reclamaram muito da altura dos novos redutores que foram instalados pela cidade
Condutores de veículos reclamaram muito da altura dos novos redutores que foram instalados pela cidade Foto de Jornal do Sudoeste

Na mesma semana em que a Prefeitura de São Sebastião do Paraíso instalou alguns novos redutores de velocidade em ruas e avenidas da cidade, surgiu uma "avalanche" de reclamações de condutores de veículos, em relação à altura do dispositivo. O assunto rendeu polêmica em redes sociais e também na Câmara, onde vários vereadores se pronunciaram sobre o assunto. Na quinta-feira, 21, funcionários da Secretaria de Obras e Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Transportes iniciaram reparos e readequações nas construções realizadas.

A construção dos quebra-molas atendeu reivindicações de vários segmentos da comunidade, em relação ao excesso de velocidade de alguns condutores. O próprio secretário municipal de Segurança, Pública, Trânsito e Transportes, Miguel Félix de Souza confirmou que a iniciativa visava oferecer maior segurança aos usuários das vias. O que ninguém imaginava e que a obra realizada fora dos padrões, fosse causar tantos problemas, o que acabou gerando um grande número de reclamações.

No mesmo dia em que os redutores de velocidade foram instalados, por exemplo, na Avenida Dárcio Cantieri, surgiram inúmeras queixas. A altura dos redutores foi a causa de reclamações. "Mesmo passando devagar e meio que de lado acaba que raspando o assoalho do veículo e se não tiver cuidado poderia ter causado um dano maior, acredito que alguns desavisados e descuidados tiveram prejuízos aqui", comenta o vendedor Luiz Henrique da Silva. "Eu até tentei passar devagar, mas a moto deu um pulo assim mesmo", conta a estudante Eliane Almeida. "Alguém poderia se machucar aqui", acrescenta o mecânico Pedro Paulo Carvalho que passa pelo local pelo menos quatro vezes ao dia.

Na Câmara o assunto também deu muito que falar. A vereadora Maria Aparecida Cerize Ramos, afirma que para este tipo de obra é preciso ter um parâmetro. "Acredito que as instalações levam em consideração um estudo do setor de engenharia, é preciso ter critério, uma padrão ou norma técnica", observa. O vereador Jerônimo Aparecido Silva ironizou sobre a situação. "Pedido de lombada é o seguinte, se você pedir apanha se não pedir apanha também". Em seguida acrescentou que "às vezes o pessoal erra na altura, mas com o tempo eles abaixam", completa.

Um dos mais indignados com a situação foi o vereador Luiz Benedito de Paula que é autor de vários ofícios pedindo a implantação dos redutores. "Parabéns pela iniciativa, mas eles foram mal feitos e estamos todos descontentes com isso", protesta. Ele cita ter pedido a colocação dos redutores em outros trechos da Avenida Dárcio Cantieri e que no seu entender não se justifica a colocação do dispositivo após a Delegacia de Polícia Civil. Em aparte o vereador Vinício Scarano Pedroso argumentou que com a municipalização o trecho reivindicado pelo colega, receberá radar eletrônico conforme anunciado pela Secretaria de Trânsito.

Luiz de Paula ainda reclamou que a mesma situação dos redutores altos está incomodando condutores de veículos na Rua Geraldo Marcolini região do bairro Bela Vista. "É preciso que se faça alguma coisa urgente, antes que ocorra um acidente grave ou alguém se machuque", aponta. O vereador Jerominho disse ainda que aguarda para os próximos dias a instalação de redutores na Avenida Oliveira Rezende próximo a Unidade de Saúde Estação, no início da Avenida Delfim Moreira e em um trecho da Rua Samuel Soares. Vinício Scarano reivindicou que o mesmo dispositivo seja instalado no cruzamento da Delfim Moreira com a Travessa Ananias Alves Ferreira.

Reparos
Na manhã da quinta-feira,21, funcionários da Prefeitura realizaram reparos nos quatro redutores instalados na Avenida Dárcio Cantieri. Conforme informações obtidas pela reportagem a obra foi realizada inicialmente sem obedecer aos padrões solicitados. Agora com a readequação os redutores terão um padrão que não apresentará riscos aos condutores. Da mesma forma haverá correções nas sinalizações horizontal e vertical..

Reparos começaram a ser feitos a partir de quinta-feira na Avenida Darcio Cantieri