CAMPEÃO

Copa Difusão terá início em março e Paraíso quer o título de campeão

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Esporte | 27-02-2019 21:10 | 2936
A parceria com a Secretaria Municipal de Esportes possibilitará  que o Instituto Paraíso realize seus jogos na Arena Olímpica
A parceria com a Secretaria Municipal de Esportes possibilitará que o Instituto Paraíso realize seus jogos na Arena Olímpica Foto de Reprodução

O Instituto Paraíso de Basquete é presença garantida na Copa Difusão Minas São Paulo de 2019. O diretor e também treinador da equipe Lucas Alves, o Lupita, participou no sábado, 23, do Congresso Técnico, realizado na Câmara de Vereadores em São José do Rio Pardo, quando foram confirmados os 11 times participantes e a fórmula de disputa da competição em 2019. "Nós iniciamos os treinamentos e temos como novidade neste ano a possibilidade de realizarmos todos os nossos jogos em casa, na Arena João Mambrini e isso será muito importante para nós", comenta Lucas Alves.

A Copa Difusão é uma competição que reúne várias equipes de cidades do interior de Minas Gerais e São Paulo localizado nas regiões da Média Mogiana Paulista e do Sul de Minas. A disputa tradicionalmente é realizada com seu inicio no mês de março e término em dezembro. A competição foi criada por treinadores de basquete de cidades paulistas com a finalidade de colocar os atletas da modalidade que jogam na região em atividade. Posteriormente equipes de Minas Gerais passaram a disputar o campeonato. O time do Riopardense é o último campeão do torneio tendo conquistado o campeonato de 2018.

Para este ano a Copa Difusão de Basquete terá a participação de 11 times já confirmados. Além do Instituto Paraíso também disputam o campeonato times das cidades de Casa Branca, Porto Ferreira, Muzambinho, Cabo Verde, Poços de Caldas, Guaranésia, Passos, além de São José do Rio Pardo que tem duas equipes participantes.

      "A disputa será em turno único, assim cada um jogará em casa cinco vezes e fará cinco jogos nos domínios adversários. Os oito melhor colocados vão para a segunda-fase e posteriormente a semifinal", explica Lucas Alves. A novidade é que a final será disputa em três jogos, diferente da edição anterior em que a decisão ocorreu em apenas um jogo.

A Copa Difusão de Basquete deverá ter seu início em meados de março em data a ser confirmada. Enquanto isso o time do Instituto Paraíso segue com os preparativos para o início da temporada. "Neste ano temos um grupo de 20 atletas da cidade ou que jogaram no Paraíso Basquete, já começamos os treinos no início de fevereiro visando um ano melhor que o ano passado", explica o dirigente já pensando na conquista do título máximo e na possibilidade de levantar o título de campeão. "Nós continuamos correndo atrás de apoiadores para a equipe, uma vez que todo nosso custo é pago pelos atletas que jogam", comenta.

Em virtude do calendário apertado o treinador disse que se torna impossível neste momento a realização de jogos amistosos preparatórios para a competição. "Continuamos intensificando a parte do preparo físico e treinando bastante os fundamentos para que tenhamos bons aproveitamentos nos jogos", aponta. A expectativa de Lupita é de que a tabela oficial dos jogos seja divulgada nos próximos dias pela organização da Copa Difusão. Ano passado o Instituto Paraíso Basquete mandou seus jogos em casa no CSU II, na Praça de Esporte Castelo Branco e na Arena João Mambrini.

Este ano será a terceira vez que Paraíso disputa a Copa Difusão. Em 2017, a equipe ficou em quarto lugar e no ano passado alcançou o vice-campeonato. Assim como em 2018 a equipe comandada por Lupita vai entrar em quadra neste ano com o objetivo de obter o título de campeão. "Tivemos uma disputa inédita ano passado com a criação do Instituto Paraíso Basquetebol e apesar de todas as dificuldades conseguimos dentro de quadra nos superar e conquistamos o vice-campeonato. Agora, mais experientes, vamos continuar visando o título de campeão", comenta o treinador. Lucas Alves ressalta que será um feito muito importante e que todo o grupo está empenhado para esta conquista inédita da equipe para a cidade.