COMPETIÇÕES

Projeto Kano consegue credenciamento e alunos agora podem participar de competições

Por: João Oliveira | Categoria: Esporte | 01-03-2019 22:41 | 7903
Foto de Reprodução

A sensei de Judô do Projeto Kano em São Sebastião do Paraíso, Roselaine Barbosa, participou no último final de semana de credenciamento técnico da Federação Paulista de Judô, realizado em São Bernardo do Campo (SP).  Foram realizadas diversas palestras com judocas de todo o Brasil, entre eles o medalhista olímpico Tiago Camilo. O credenciamento abre portas para que as crianças participem dos eventos promovidos pela Federação.

Conforme Roselaine, somente quem passa por este credenciamento consegue colocar os alunos nas competições promovidas pela FPJ. Hoje, segundo destaca a professora, o projeto atende a mais de 200 crianças de todo o município. “O projeto nosso chama Projeto Kano em homenagem ao criador do judô mestre Jigoro Kano. Nosso objetivo é atender crianças e jovens  fornecendo hábitos saudáveis para o corpo e para a mente, busca desenvolvimento do caráter e cidadania”, destaca.

Segundo aponta a sensei, o contato com a filosofia do judô enriquece a formação destas crianças e jovens, deixando-os livres de vícios e de escolhas que possam prejudicar suas vidas. “Estes tendem ficar mais calmos e mais e a ter mais compreensão de que um comportamento cheio de raiva pode levar a derrota tanto dentro do tatame como na vida”, acrescenta.

Para este ano, Roselaine conta que o Projeto tem buscado fechar parcerias com empresas privadas, para arcar com despesas de competição, já que, segundo ela, a Prefeitura, que fornece o projeto gratuitamente, tem passado por necessidades financeiras devido a falta de repasse do governo.