CURTAS EDIÇÃO 2283

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 03-03-2019 08:58 | 299
Foto de Reprodução

Segurança
O ex-deputado federal Carlos Melles continua apresentando resultados de seu trabalho enquanto parlamentar. Nesta semana ele anunciou que foram designadas 14 viaturas para a região, ação que atende a reivindicação do Comando da Polícia Militar e Polícia Civil. Somente em São Sebastião do Paraíso serão quatro viaturas, duas para o 43º Batalhão da Polícia Militar e duas para a Delegacia Regional de Polícia Civil. A expectativa é de que os veículos serão entregues nos próximos dias. No orçamento de 2019 foram indicadas outras 10 viaturas para cidades da região e novamente Paraíso deverá ser contemplada.

Presidiu
O deputado estadual Antônio Carlos Arantes, 1º vice-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais presidiu sessão ordinária que aprovou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 9/19). A votação em segundo turno  teve a aprovação de 50 deputados. O parlamentar ressaltou a importância da aprovação da PEC lamentando que no governo anterior a casa foi muito desrespeitada, pois raramente algum secretário atendeu aos chamados dos deputados. A partir de agora haverá condições de fiscalizar as ações do governo, o que é inerente as funções dos deputados.

Festa do Peão
Licitação para contratar empresa para promover a Festa do Peão em São Tomás de Aquino, estava prevista para ser realizada quinta-feira dia 28 de fevereiro. Não foi e corre o risco da festa não acontecer. Informações obtidas por esta coluna dão conta que dois vereadores são contra o evento e teriam pressionado a administração municipal, com ameaça de até ser feita denúncia ao Ministério Público.

Prestação de contas
A PEC altera o artigo 54 da Constituição do Estado, para determinar que os secretários de Estado, dirigentes da administração indireta e titulares dos órgãos diretamente subordinados ao governador do Estado comparecerão, quadrimestralmente, às comissões permanentes da Assembleia para prestarem informações sobre a gestão das respectivas secretarias. Assegura ainda que sempre que a ALMG ou alguma comissão julgar necessário, poderá convocar esses titulares para prestar informações, pessoalmente, sobre assunto previamente determinado. Nas duas situações, os agentes públicos poderão ser responsabilizados caso deixem de comparecer sem justificativa.

Expar 2019
O tempo é de carnaval, mas para quem gosta de festa o assunto Expar 2019 já começa a ser tratado nos bastidores. A informação vem do prefeito Walker Américo Oliveira que esteve em Belo Horizonte e reuniu-se com o empresário João Wellington iniciando as primeiras conversações e tratativas para o evento. É claro que o assunto é controverso dado o momento econômico em que o Município está passando, mas se houver organização, preparação em tempo, certamente há possibilidade de a festa ser realizada com sucesso. As primeiras movimentações para esta realização já estão a caminho. As experiências dos dois últimos anos confirmam que a festa voltou para ficar e vai continuar.

Prontidão
Depois do pedido de abertura de processo de investigação, aberto na Câmara, contra o vereador Paulo César de Souza (Tatu), dando conta de falta de decoro, o que o vereador rebate dizendo que isso não passa de intriga, agora outra situação já movimenta os bastidores políticos. Com o pedido inusitado de Marcelo Morais para que fosse instaurado um processo de investigação contra ele mesmo, pelo sim pelo não, outro vereador suplente está seno colocado de prontidão. Trata-se de Ricardo Fernandes da Silva, o pastor e membro da dupla com Robson. Ele é o primeiro suplente do PSDB, partido de Morais, e que nas eleições passadas teve 586 votos.

Visita surpresa
Na quinta-feira,28, os vereadores José Luiz das Graças (DEM), Lisandro Monteiro (SD) e Vinício Scarano (SD) fizeram visitas surpresa e conferiram o funcionamento dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) Dona Messias Alves Cerize, no Bairro Jardim América, e Vinício Scarano, no Jardim das Paineiras. Os vereadores parabenizaram funcionários pelo trabalho, se comprometendo a oficializar os pedidos feitos e retornar para novas visitas. Eles estão em busca de soluções para a fila de espera por vagas nos centros infantis por toda a cidade. As reclamações são constantes de que há muitos pais que estão em dificuldades por não terem onde deixar suas crianças e por não terem condições de pagar particulares. Há casos que mães estão perdendo o emprego tão escasso por não ter com quem deixar filhos.

Avaliação
José Luiz, Lisandro e Vinício perguntaram sobre a quantidade de alunos e turmas, vagas disponíveis e fornecimento de merenda, assim como receberam demandas para melhoria do serviço. No caso da CMEI Dona Messias Alves Cerize, há 134 alunos e a unidade está completa. Há a necessidade de um berçário, o qual poderia ser construído no próprio terreno. Na CMEI Vinício Scarano, foi constatado que o imóvel tem muito potencial para ampliação de salas e turmas, considerando a possibilidade de agregar um terreno ao lado, e que o prédio precisa de reformas para manutenção. Hoje, o CMEI conta com 136 alunos. Foi informado, ainda, que a construção de uma creche para atender aos bairros Bela Vista, Itamarati, Jardim Planalto e imediações ajudaria a desafogar a demanda da unidade.

Campus da UFLA
Passados cerca de 20 dias da assinatura para o início das obras para a construção do Campus da Universidade Federal de Lavras (UFLA) em São Sebastião do Paraíso, quem passa por lá pode ver uma movimentação crescente de máquinas e operários atuando nos primeiros canteiros de obras que já ganham forma com os serviços de limpeza, terraplanagem e outras ações sendo estabelecidas. Segundo os construtores, são quatro diferentes empresas, a movimentação terá uma crescente significativa após o carnaval.

Acompanhando
O presidente da Câmara, Lisandro José Monteiro juntamente com os vereadores José Luiz das Graças (DEM), e Vinício Scarano (SD) visitaram também as obras para a construção do campus UFLA Paraíso. Segundo Scarano, o pavilhão de aulas, que está orçado em mais de R$ 5 milhões, está em ritmo acelerado. A previsão inicial dada pelo reitor José Roberto Scolforo durante a assinatura do contrato de início da obra é de que no final de 2020 este sonho será concretizado.

Botina
O presidente da Câmara Lisandro Monteiro afirmou que já está se preparando para a caminhada até o município de Aparecida (SP), cumprindo a promessa feita para trazer o campus a São Sebastião do Paraíso. Amigos mais próximos disseram que ele já teria adquirido uma botina nova que está sendo laceada para o percurso de cerca de 400 quilômetros.