BANCOS

Bancos e repartições públicas reabrem na quarta ao meio dia

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Brasil | 02-03-2019 09:12 | 3894
Foto de Reprodução

Em virtude do feriado de carnaval que acontece em todo o Brasil as repartições públicas e as agências bancárias estarão fechadas no período de 2 a 5 de março. O retorno as atividades estão programadas para ocorrer somente na quarta-feira de cinzas, dia 6, a partir do meio dia. Em alguns órgãos como o Judiciário haverá o atendimento de plantão para o caso de alguma emergência. Já o comércio tem ponto facultativo na segunda-feira (4), possibilitando aos donos das lojas abrirem ou não suas portas.

Conforme comunicado da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) as agências bancárias estarão fechadas para atendimento ao público na segunda-feira,4, e na terça-feira 5. Na quarta-feira de cinzas, dia 6 de março, os bancos abrirão a partir do meio-dia. A entidade lembra que a população pode utilizar os canais eletrônicos e correspondentes para o pagamento de contas. Além disso, os tributos que possuem código de barras podem ter o seu pagamento agendado nos caixas eletrônicos, no internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos. Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser pagos via DDA (Débito Direto Autorizado).

Os bancos possuem ferramentas que possibilitam ao cliente agendar pagamentos e acompanhar os lançamentos na conta corrente pelo aplicativo do banco no celular. As contas de consumo (água, energia, telefone etc.) e carnês com vencimento em 4 ou 5 de março poderão ser pagas, sem acréscimo, na quarta-feira,6. Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais. Caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a sugestão é antecipar o pagamento. Já para aqueles clientes que irão passar a semana inteira viajando e não dispensam a ida até uma agência, é possível consultar o endereço dos bancos no site Busca Banco da Febraban.

Também no Judiciário, Ministério Público e na Defensoria Pública nos dias 4, 5 e 6 de março não haverá expediente nos órgãos de primeira e de segunda instância. Com isso, durante o período, os prazos processuais ficam suspensos e voltam a correr no dia 7 de março, quinta-feira. Nestes dias, serão realizados plantões para apreciação e processamento das medidas urgentes aos sábados, domingos e feriados.

A mesma situação acontece com as repartições públicas municipais e estaduais que estarão com as suas atividades suspensas durante o período carnavalesco. Na Prefeitura de São Sebastião do Paraíso não haverá expediente nos próximos dias e o retorno ao trabalho dos servidores deverá ocorrer na quarta-feira a partir das 12 horas. A exceção são os serviços essenciais que serão mantidos.

Ainda na Câmara dos Vereadores de Paraíso em virtude do período carnavalesco não haverá a Sessão Ordinária, que acontece em toda segunda-feira. A atividade será retomada somente no próximo dia11 de março.