CARTÃO

Operadora de cartão de crédito inclui Paraíso no projeto Cidades do Futuro

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Cidades | 03-03-2019 21:51 | 300
Programa de incentivo ao uso do cartão de crédito tem Paraíso relacionado entre 200 municípios integrados
Programa de incentivo ao uso do cartão de crédito tem Paraíso relacionado entre 200 municípios integrados Foto de Roberto Nogueira

São Sebastião do Paraíso está entre as 200 cidades brasileiras que vão receber o programa Cidades do Futuro, desenvolvido pela operadora de cartão de crédito Visa. A iniciativa tem por objetivo incentivar a migração de clientes para a empresa com o intuito de realizar pagamentos eletrônicos. As cidades foram escolhidas por serem importantes centros regionais de desenvolvimento e terem uma forte penetração do dinheiro em espécie.

Com a expansão do programa para todas as regiões a empresa pretende reforçar as parcerias com os principais clientes. Uma das apostas é a de levar ações educacionais, promocionais e de desenvolvimento dos pagamentos eletrônicos em diferentes frentes de negócios. O "Índice de Maturidade para Pagamentos Digitais" realizado por uma empresa de consultoria foi o parâmetro utilizado para o selecionamento das 200 cidades. Os municípios escolhidos foram classificados em quatro estágios relacionados ao nível de desenvolvimento dos pagamentos eletrônicos. A iniciativa é uma parceria da operadora de cartão de crédito com empresas credenciadas e estabelecimentos comerciais. 

Paraíso está entre as 33 cidades mineiras selecionadas para o programa. Na região também foram listados os municípios de Passos, Guaxupé, Alfenas e Poços de Caldas.O programa pretende ofertar benefícios do do pagamento eletrônico, tais como segurança, maior formalização da economia, eficiência e conveniência a um maior número de cidades.

Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito (Abecs), em 2017 os pagamentos eletrônicos, seja crédito, débito ou pré-pago, representaram 32,6% do consumo das famílias do País, ou seja, o brasileiro utiliza o dinheiro em papel na maioria de suas compras. A diferença é maior se a análise for feita regionalmente. No primeiro trimestre de 2018, 61,8% de todas as transações eletrônicas aconteceram no Sudeste, enquanto que 10,6% foram realizadas no Nordeste e apenas 4,3% na região Norte.                 A intenção da operadora é de somar esforço junto aos parceiros visando contribuir com o desenvolvimento tecnológico e a inclusão financeira e digital das regiões atendidas.

Cada parceiro escolheu os estados mais estratégicos e agora atuará para a migração do uso dos pagamentos eletrônicos, ao invés do dinheiro em espécie. O programa promoverá ações como promoções de incentivo ao uso do cartão, hackathons, eventos de educação financeira e crescimento da emissão e da aceitação dos pagamentos eletrônicos.

Como parte do projeto, uma parceria com o Caminhão Serasa Itinerante levará para 40 cidades brasileiras serviços como consulta do CPF; explicação sobre a pontuação de crédito com o Serasa Score; simulação ou contratação de empréstimos no comparador de crédito online Serasa eCred e acesso a renegociações de dívidas atrasadas ou negativadas com empresas parceiras do Serasa Limpa Nome Online. Além disso, a operadora pretende levar ensinamentos de educação financeira com uso de vídeos dentro do caminhão, além de patrocínio de uma peça itinerante para empreendedores nas principais cidades.