ACISSP

Acissp realiza encontro regional da Federaminas em Paraíso

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Cidades | 04-03-2019 07:18 | 1008
Representantes das Associações Comerciais debatem  em Paraíso soluções conjuntas para o setor
Representantes das Associações Comerciais debatem em Paraíso soluções conjuntas para o setor Foto de Roberto Nogueira

A Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de São Sebastião do Paraíso (Acissp) realizou na quarta-feira,27, um encontro regional da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Minas Gerais (Federaminas). O encontro foi conduzido por Ricardo Lacerda, superintendente de Negócios da entidade teve ainda a participação de 10 entidades do setor oriunda de municípios das regiões Sudoeste e Centro Oeste de Minas com o objetivo de compartilhar ações e trabalhar atividades conjuntas. "De fato, a nossa associação é referência não só para Minas, pela quantidade de serviços prestados, pela organização e o trabalho que é desenvolvido", comentou Ailton Rocha de Sillos, após a Acissp receber elogios da Federaminas.

O encontro regional das Associações Comerciais realizado em Paraíso foi promovido pela Federaminas. Estiveram presentes representantes da Regional Sudoeste como Divinópolis (ACID), Lagoa da Prata (ACECDL), Piumhi (ACE), Formiga (ACIF), Capitólio (ACIAC), Pratápolis (ACIASP), Jacuí (ACIAJ), Guaxupé (ACIG), Arceburgo (ACE) e Monte Santo de Minas (ACIMG). Durante todo o dia os participantes tiveram oportunidade de compartilhar informações relacionadas a cada associação, os programas desenvolvidos, as experiências e os serviços oferecidos aos seus associados. 

Conforme Ricardo Lacerda um dos principais objetivos da reunião é o de alavancar projetos de desenvolvimento do empresariado para a região. A iniciativa vem ao encontro com a tônica do modelo associativista que prega a solução dos problemas em comum e que busca a promoção e a integração das associações comerciais. "Tivemos o apontamento de problemas estruturais em relação a MG-050 e a questão da concorrência desleal referente aos impostos dos Estados vizinhos entre outras questões", enumera. Os pleitos feitos pelos representantes das associações comerciais serão levados para a entidade para serem estudadas propostas de melhorias.

O superintendente de Negócios da Federaminas disse que a avaliação sobre o encontro regional foi positiva. "Existe a proposta de trazermos mais serviços, mais produtos para as associações e que atendam as necessidades das empresas, dos comerciantes, do empr-sariado associado a nós. Temos como meta questões relacionadas a redução de custos das operações comerciais, a valorização da questão institucional defendendo os interesses da classe", aponta. Para isso a entidade conta com o apoio da Confederação em Brasília que segundo Lacerda realiza um importante papel, como por exemplo, a lei trabalhista. "Estamos constantemente defendendo a reforma tributária, a simplificação dos impostos, tudo para melhorar para a classe empresarial do País, do Estado e dos Municípios chegando até a população", reforça.

Para o presidente da Acissp, Ailton Rocha de Sillos que também é vice-presidente da Federaminas é importante poder receber um encontro regional e buscar o fortalecimento do setor. "É um motivo de orgulho poder receber os nossos amigos, temos representantes de 10 associações aqui conosco discutindo os interesses de cada uma e os objetivos comuns, visando a melhoria da prestação dos serviços e de toda a gama de trabalhos e ações que são oferecidos", ressalta. Otimista e bastante confiante Sillos enfatiza que todos os participantes saem do encontro fortalecidos.

Denise Coronado é diretora executiva na Associação Comercial e Industrial de Divinópolis (Acid) relatou sobre a experiência compartilhada. "Somos uma associação que tem 66 anos, com grande experiência em nossa cidade. Pudemos trazer aqui alguns serviços que oferecemos e que outras associações ainda não oferecem, mas também aprendemos com as demais entidades sobre o que elas têm feito e que tem dado certo e poderemos aplicar no nosso município", avalia.

Ela citou, como exemplo, o projeto da Uniacid que será lançado em março com aulas on line. "Estamos dentro desta modernidade, flexibilidade e facilidade oferecida aos nossos associados e seus funcionários para aprenderem mais e buscarem mais conhecimento nos cursos oferecidos para atender o nosso setor", finaliza. Trata-se de uma universidade corporativa onde serão ofertados mais de 200 cursos à distância.

Elogios
Ainda sobre o trabalho desenvolvido pela Acissp, a entidade recebeu elogios do Superintendente de Negócios da Federaminas, Ricardo Lacerda. "Ela é um exemplo no Estado, é bastante atuante, representativa e atende diversos segmentos da comunidade e da região", afirma. Ele acrescenta que vários setores como o comércio, a indústria, o agronegócio e até os prestadores serviços são contemplados pelo atendimento oferecido. "A gente percebe a organização, o nível de infraestrutura é perceptível um exemplo para todo Estado e também para o País", conclui.

Conforme o presidente Ailton Sillos a Associação Comercial de Paraíso é referência sim graças ao trabalho que é feito com seriedade, responsabilidade e dedicação de cada um de seus colaboradores e a participação de todos os associados. "É uma referência nacional, se considerarmos a quantidade de serviços que são prestados em função da população. Parece incrível, mas apesar de toda crise que enfrentamos continuamos aumentando os nossos associados, o que significa que o empresariado confia no nosso trabalho e isso é importante para continuarmos buscando o melhor para oferecer a todos", finaliza.

Superintendente de Negócios da Federaminas, Ricardo Lacerda, teceu elogios para a organização da Acissp