CURTAS EDIÇÃO 2286

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 19-03-2019 09:43 | 447
Foto de Reprodução

Socorro
É preocupante a situação da Sta. Casa de Misericórdia de São Sebastião do Paraíso. Quem afirma é o interventor Adriano Nascimento ao explicar que a entidade tem um total de R$ 10,6 milhões a receber, isso somando-se a falta de repasses de recursos por parte do Estado e convênios com o Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) e municípios. Não recebendo, conforme explica o interventor, a Santa Casa não tem conseguido cumprir, a contento, seus compromissos com credores diversos. Por conta disso, Adriano Nascimento não descarta da situação respingar no atendimento a pacientes, que pode ficar prejudicado.

186 casos confirmados
A Vigilância em Saúde continua empenhada na tentativa de reduzir os casos de dengue notificados em São Sebastião do Paraíso. De acordo com a coordenadora do setor, Daniela Cortez, são 1400 casos notificados, dos quais 186 foram confirmados e 39 descartados. Por mal dos pecados, uma caminhonete cedida pelo Estado e que vinha atuando na aplicação do chamado “fumacê” se envolveu em acidente meados desta semana, atingindo uma residência na rua Geraldo Marcolini. A caminhonete saiu de “circulação”, e o serviço ficou desguarnecido, pelo menos temporariamente.

Inverteu
Até poucos dias atrás, comparativamente Paraíso apresentava maior número de casos confirmados de dengue, em relação ao vizinho município, Passos. A coordenadora comenta que houve mudança no cenário, e Paraíso tem evoluído no combate, ao contrário da cidade vizinha que vivencia dia após dia o aumento da doença.

Insegurança
Escolas estaduais de Minas Gerais foram surpreendidas, na semana passada, com um comunicado do Governo do Estado informando que o contrato com uma empresa de segurança será encerrado e 191 escolas e 10 superintendências regionais de ensino ficarão sem serem atendidas. Ao todo serão desligados, por questões de economia, 651 vigilantes que garantiam a segurança dos alunos, professores e das estruturas das unidades escolares. A recomendação foi para que fosse pedido ajuda à Polícia Militar para mais rondas e patrulhamentos nestes locais. Há informações de que alguns hospitais no Estado também serão afetados por esta mesma medida.

Chácaras
Nesta semana na Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso ocorreu reunião do engenheiro civil do setor de Cadastro Imobiliário da Secretaria de Planejamento e Gestão da Prefeitura, José Francisco de Castro com membros da Comissão de Finanças, Justiça e Legislação. Eles trataram sobre o Projeto de Lei Complementar que dispõe sobre a regularização fundiária urbana e rural do município, com base na Lei Federal 13.465/17. A proposta prevê a regularização de chácaras, dá diretrizes em relação as construções já existentes e futuros empreendimentos substituindo a Lei Complementar 30. A iniciativa oferecerá mais garantias aos envolvidos na venda e aquisição destes empreendimentos nos núcleos urbanos do município.

Itinerante
O presidente da Câmara, Lisandro Monteiro (SD), esteve na última quarta-feira, 13, na reunião do Conselho do Bairro Alto Bela Vista para divulgar a realização de uma edição do projeto Gabinete Itinerante. Também estavam presentes Luiz de Paula (PHS) e Vinício Scarano (SD). O Gabinete Itinerante será montado na pracinha do Alto Bela Vista no dia 27 de março, das 14h30 às 19h, para atender aos bairros Alto Bela Vista, Jardim Itamaraty, Alvorada, Riviera, Jardim Hortênsias e Cidade Industrial. Convidamos todos os moradores a participarem e levarem suas reivindicações. A primeira atendida foi a região do São Judas Tadeu semana passada.

Prazo final
Termina neste fim de semana o prazo para que os municípios indicados para receberem recursos oriundos das emendas parlamentares feitas pelo então deputado federal Carlos Melles apresentem a documentação legal habilitando para o processo e ficando aptas para o recebimento dos recursos. São nada mais, nada menos do que R$ 15,4 milhões destinadas a municípios, entidades e instituições de toda a região. O trabalho tem sido intenso nos últimos dias por parte do pessoal responsável pela gestão de convênios visando enviar os dados e informações necessárias ao Governo Federal.

Jornalista
Morreu na madrugada do último sábado o jornalista jacuiense Dídimo Miranda de Paiva que estava com 90 anos. Ele estava com problemas de saúde referente a pneumonia e estava hospitalizado. Ele trabalhou em jornais do Rio de janeiro, na TV Globo e no jornal Estado de Minas. Durante a semana a Assembleia Legislativa prestou homenagem a ele com um minuto de silêncio. Dídimo que foi presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais também foi combatente na luta contra a ditadura na década de 70, sendo apontado pelos colegas de profissão como um corajoso e pessoa que ajudou a mudar a forma de pensar e fazer jornalismo no Brasil. O sepultamento ocorreu no Cemitério Parque da Colina, em Belo Horizonte.

Asfalto
O prefeito Walkinho teve audiência com o vice-governador do Estado de Minas Gerais, Paulo Brant. O Encontro foi na quarta-feira,13, na sede do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG). Na ocasião estavam presentes mais de 20 prefeitos representantes de órgãos como a Associação dos Municípios do Médio Rio Grande (Ameg) e outras entidades. De Paraíso foi reivindicada a liberação da segunda parcela de recursos destinados ao asfaltamento de vias públicas na cidade, no valor de $ 1.250.000,00.