REAJUSTE 4,54 %

Reajuste do salário do funcionalismo será de 4,54% retroativo a fevereiro

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Cidades | 20-03-2019 09:27 | 2502
Servidores aceitam proposta de reajuste de 4,54% para o funcionalismo retroativo a fevereiro
Servidores aceitam proposta de reajuste de 4,54% para o funcionalismo retroativo a fevereiro Foto de Fernanda Melo

Em assembleia realizada no dia 14 de março, servidores públicos municipais de São Sebastião do Paraíso decidiram aprovar a proposta de atualização dos valores dos salários da categoria. O resultado final de 4,5% é fruto de negociações entre o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Paraíso e do Sudoeste juntamente com a Prefeitura.

"Não é o percentual ideal que gostaríamos de obter, mas, é o possível que conseguimos negociar já que a proposta inicial do Executivo era menor e a nossa maior, chegamos a este denominador comum e agora aguardamos a aprovação do Legislativo", explica o presidente Rildo Domingos da Silva.

O sindicalista detalha que a proposta feita pelo sindicato da categoria era equivalente a 10% de reajuste. "Pedíamos que fosse concedido o montante de 6,32% de atualização e mais 3,68% de ganho real, o que não foi aceito pelo Executivo", esclarece Rildo Domingo. A proposta inicial da apresentada pela Prefeitura também não agradou o sindicato e os funcionários municipais. "A princípio ele nos ofereceu 3,77% mas retomamos as negociações e acabamos chegando ao valor definido de 4,54% conforme os indicadores do IPC, IGP e do IPC /Fipe. "Considerando o ponto de partida conseguimos melhorar, mas infelizmente sem chegarmos onde pretendíamos", completa.

A proposta aprovada em assembleia em assembleia foi encaminhada para o Executivo que remeteu um Projeto de Lei tratando da atualização dos valores salariais para ser apreciado pelo Legislativo. Rildo disse que ate tentou junto aos vereadores que o projeto fosse votado já na noite da última segunda-feira, mas não foi atendido. "Era uma tentativa de agilizar o processo, mas a minha proposta não foi aceita", acrescenta o sindicalista.

Junto com o projeto de lei contendo proposta de reajuste salarial do funcionalismo do município também e tratada da questão da atualização dos valores do auxilio alimentação. O percentual apresentado é de R$ 3,11%. "É uma ajuda para aqueles trabalhadores que ganham menos para que não sejam tão prejudicados", acrescenta Rildo. Ele acredita que até na próxima segunda-feira (25/3), o projeto seja aprovado e na mesma semana já possa ser votado pelo Legislativo.

Pauta

Além da atualização de valores dos salários dos servidores o sindicato da categoria também sentou-se à mesa com o chefe do Executivo e seus representantes. "Temos uma agenda positiva, oportunidade em que mensalmente temos apresentado as nossas demandas é quando temos pleiteado melhorias para o funcionalismo de maneira geral", informa Rildo Domingos. A pauta de negociação dos servidores com a Prefeitura é composta de 23 itens. Temos vários itens que ainda continuam sendo debatidos com o prefeito Walker Américo, somos pautados pelo diálogo e assim temos conseguido importantes vitórias para os nossos servidores", indica.

Nos demais itens em debate entre a Prefeitura e o Sindicato, Rildo Domingos destaca que estão avançadas as conversações referente aos planos de cargos e salários do Magistério, da Guarda Municipal e o plano geral.

"Ainda hoje (ontem) enviaremos oficio ao prefeito indicando a representante do Sempre Sudoeste para a reunião que analisará o plano geral, foi uma indicação oriunda das nossas reuniões setoriais, uma escolha feita de forma democrática e participativa", informa.

O Sempre reivindica a concessão de insalubridade para os funcionários da Unidade de Pronto Atendimento, dos Centros de Referência e Assistência Social, odontólogos entre outros. "Se não for acatada esta reivindicação teremos de recorrer por meios judiciais para levar este benefício aos nossos trabalhadores", completa. Entre os pleitos o sindicato disse que o prefeito respondeu não ser possível realizar o pagamento a todos os servidores no quinto dia útil devido aos atrasos nos repasses do Estado.

Rildo Domingos explica ainda que existem outros benefícios que o sindicato tem proporcionado aos associados como o atendimento na parte da saúde. "Temos um miniestrutura, mas temos também buscado oferecer outros serviços de acordo com a demanda de nossos sindicalizados. Da mesma forma temos buscado um acordo visando atender as merendeiras e auxiliares administrativas", conclui.

Em assembleia servidores decidem pelo fim da greve motivada pelo pagamento de salários atrasados