BLITZ

Agentes participam de blitz educativa antes da municipalização do trânsito

Por: Redação | Categoria: Cidades | 25-03-2019 21:24 | 500
Agentes de trânsito participam de mais uma etapa de treinamento e capacitação, agora com atividade prática
Agentes de trânsito participam de mais uma etapa de treinamento e capacitação, agora com atividade prática Foto de Reprodução

Duas turmas de 35 Guardas Municipais que vão atuar como agentes de trânsito em São Sebastião do Paraíso participaram durante esta semana de mais uma etapa de treinamento e capacitação. “Nós desenvolvemos mais uma etapa do curso com atividades práticas através da realização de blitzes educativas”, anuncia Anderson Marangoni, corregedor da GM. O trabalho está sendo desenvolvido em conjunto com a Polícia Militar e também em deverá acontecer nos próximos dias com a utilização de equipamentos eletrônicos.

Desde o início do mês de março que os futuros agentes de trânsito de Paraíso estão passando por atividades de reciclagem e capacitação. A iniciativa visa deixar os profissionais aptos para exercerem as ações que terão de desenvolver com a municipalização do trânsito na cidade. Inicialmente foram desenvolvidas aulas teóricas relacionadas a legislação, primeiros socorros, direitos humanos entre outras matérias. De acordo com o secretário municipal de Segurança Pública, Trânsito, Transportes e Defesa Civil, Miguel Félix de Souza, as aulas teóricas e práticas envolvendo todos os aspectos da legislação estão sendo desenvolvidos em parceria com a Polícia Militar e a Polícia Civil.

Durante a semana foram realizadas blitzes educativas em diferentes regiões da cidade com distribuição de panfletos com dicas e orientações aos condutores. O atendimento ocorreu na Avenida Wenceslau Braz, Avenida Monsenhor Felipe, Avenida Oliveira Resende e na Rua Pimenta de Pádua. Foram desenvolvidas técnicas de abordagem no trânsito, explica o corregedor da GM Ander-son Marangoni. “É um processo de aprendizagem muito importante, pois, o que estão reciclando e aprendendo será utilizado no dia a dia de quando estiverem atuando o que deverá ocorrer nas próximas semanas”, anuncia.

Nos próximos dias os integrantes das duas turmas que estão recebendo o treinamento vão passar por mais uma etapa de instrução. “Teremos a oportunidade de receber também na parte prática deste processo atividades com equipamentos eletrônicos que também serão utilizados na nossa cidade a partir da municipalização”, acrescenta o corregedor. Possivelmente a Guarda Municipal deverá receber nas próximas semanas equipamentos do tipo radar móveis, etilômetros e outros acessórios. O treinamento foi realizado em 12 dias e todos os agentes que irão atuar no setor passaram por curso de formação atendendo todas as exigências e recomendações da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

O corregedor da GM salienta que o condutor que estiver atuando em obediência as normas de trânsito não tem o que temer em relação à municipalização. “A fiscalização ocorrerá, mas ninguém será penalizado se estiver em consonância com as regras. As pessoas de bem serão beneficiadas, pois, aqueles que atuam de forma irregular é que serão advertidos e poderão sofrer as sanções”, esclarece. Ainda neste sentido, o secretário Miguel Felix tem afirmado em suas entrevistas que antes das multas, a comunidade será orientada e conscientizada sobre todas as situações envolvendo os agentes.