VACINAÇÃO GRIPE

Campanha de Vacinação da Gripe começa nesta quarta-feira

A escolha pretende alertar o mundo sobre a importância de manter a vacinação para prevenir doenças já eliminadas no mundo
Por: João Oliveira | Categoria: Saúde | 09-04-2019 16:48 | 3882
Foto de Reprodução

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe terá início nesta quarta-feira (10/4) e irá até o próximo dia 31 de maio. Em São Sebastião do Paraíso a expectativa é que a vacinação atinja pelo menos 21.300 pessoas, entre elas crianças abaixo de seis anos de idade e idosos acima de 60, que são o público alvo desta campanha. No ano passado, a campanha chegou a ser prorrogada porque não atingiu a meta de 90%. O Dia D acontece em 4 de maio (sábado).

A coordenadora da Vigilância em Saúde, Daniela Cortez, destaca a importância da vacinação, principalmente para os grupos de risco. Segundo explica, a vacinação possui duas cepas, que é o grupo A e envolve o vírus H1N1 e suas variações, o grupo B, que é o vírus da Influenza (gripe comum) e suas variações. Essa vacina é mais reforçada e previne contra uma quantidade maior de vírus da gripe, que é uma doença que pode levar ao óbito.

Cortez lembra que já houve mortes na região motivado pela gripe. “A vacina é 100% segura, não causa reação, apesar de ter a crença de que a vacina causa a doença, mas é uma desinformação muito comum. Todavia, acontecem as coincidências, já que a campanha acontece no inverno e é muito comum as pessoas ficarem gripadas neste período, mas não é reação da vacina”, garante.

PROCURA
Segundo destaca Daniela Cortez, na campanha anterior foi preciso fazer prorrogação para atingir a meta, já que a procura foi abaixo do esperado. “Infelizmente, é uma procura baixa e ficamos na linha da meta, que é 90%. Precisamos que os idosos e crianças procurem as salas de vacina, é muito importante”, destaca.

Segundo a coordenadora, além desses dois grupos, também são vacinadas mulheres puérperas (que tiveram filho recentemente), professores, estudantes da área da saúde e também profissionais da saúde, além de pessoas com comorbidade, como diabetes e hipertenção. 

“É uma vacina que não causa reação e é importante tomá-la porque o inverno está chegando e, com ele, a presença do vírus na região e estamos vendo os casos registrados no norte do estado, inclusive com óbitos. Este ano tivemos um caso suspeito em Paraíso, mas ainda não houve confirmação”, alerta.

SALAS DE VACINA
Na data de vigor da campanha, o cidadão pode procurar umas das seguintes salas de vacinação: Posto de Puericultura, à rua Gedor Silveira, nas USFs da Vila Formosa, à rua Maria Abadia Amaral Malaguti, 180; USF Vila São Pedro (terças e quintas), à rua Francisco Quintino , 181; USF São Judas, à rua coronel Alfredo Serra e USF no distrito de Guardinha, à rua Germano Guerra, 445.