TERAPIAS HOLÍSTICAS

A utilização de florais de Bach para o controle da ansiedade

Por: Profa. Dra. Mirela M. Waldemarin Cabral | Categoria: Saúde | 10-04-2019 11:42 | 135
Foto de Reprodução

Os florais no tratamento da ansiedade agem na causa dos sintomas, ajudando a controlar as emoções e restaurando o equilíbrio da mente. Crise de ansiedade se dá por vários fatores e deve ser tratada quando, além da ansiedade, o organismo passa a sentir sintomas desagradáveis como taquicardia, náuseas, sudorese excessiva, respiração ofegante entre outros sintomas de mal estar.

A ansiedade pode ser causada por diversos motivos, portanto, vale a pena ressaltar a importância de identificar a causa da ansiedade para iniciar o tratamento com os Florais de Bach. O tratamento, normalmente é administrado com a associação de dois ou mais florais direcionados à aflição do paciente. 

Quando a ansiedade é desencadeada por EXCESSO DE TRABALHO, a pessoa poderá sentir que esta “carregando” o mundo nas costas, neste caso, a melhor escolha de florais, seriam Elm, Larch e Oak. Já quando o MEDO invade todo o seu ser, sendo estes desencadeados por causas conhecidas, como medo de avião, como causas desconhecidas, ou até mesmo causas ilógicas, como sensação de perseguição, as escolhas de florais para estes sintomas seriam Aspen (medos infundados), Mimulus (medos conhecidos), Red Chestnut (medo que algo aconteça com entes queridos).

Contudo, em alguns casos, esta ansiedade é causada por  IMPACIÊNCIA, gerada pela sensação constante de que as pessoas ao seu redor estão lentas, podendo desencadear sintomas físicos, como fumar, atacar a geladeira de madrugada, roer as unhas. Para estes sintomas, o floral mais indicado será o Impatiens. Porém, quando a ansiedade se manifesta em DIFICULDADE EM EXPOR OS PROBLEMAS, neste caso, a pessoa passa a fingir que esta tudo bem, quando bem lá no fundo, esta sofrendo um desgastes físico e emocional. Para estes sintomas, a melhor escolha, seria o floral Agrimony.

O tratamento floral, quando bem aplcado, auxilia na diminuição dos sintomas desencadeados pela ansiedade, mas lembre-se de que uma visita ao médico é de suma importância, pois assim, você terá um acompanhamento médico, em associação com os florais, podendo sanar e/ou controlar a ansiedade.

Profa. Dra. Mirela M. Waldemarin Cabral - Biomédica
Especialista em Terapias Alternativas (Holísticas)
Mestre em Microbiologia
Doutora em Ciências