CONSTITUIÇÃO

Estudo da Constituição deve ser incluído em escolas municipais em Paraíso

Por: João Oliveira | Categoria: Educação | 17-04-2019 18:11 | 110
Vinício Scarano é o autor do projeto aprovado pela Câmara
Vinício Scarano é o autor do projeto aprovado pela Câmara Foto de ASSCAM

O projeto "Constituição em Miúdos", de autoria do vereador Vinício Scarano, que dispõe sobre a implantação, por meio da Secretaria Municipal de Educação, do estudo da Constituição Federal nas escolas da rede municipal de ensino em São Sebastião do Paraíso foi aprovado na sessão da Câmara Municipal de segunda-feira (15/4) e encaminhado para sanção do prefeito Walker Américo de Oliveira.

Com sua aprovação, o município deverá buscar medidas para que a Constituição Brasileira passe a ser objeto de estudo nas escolas paraisenses.

De acordo com a projeto a "Constituição em Miúdos" visa "promover, fomentar e estimular o estudo e a compreensão da Constituição Federal, além de expandir a noção cívica dos estudantes, despertando-lhes o interesse em conhecer as leis que regem nosso país, estado e município, e a aprendizagem sobre os instrumentos que garantem seus direitos constitucionais, assim como dos seus deveres para a construção de uma sociedade melhor e mais justa".

Pelo projeto, estará autorizado através da Secretaria Municipal de Educação se estabelecer a primeira semana do mês de outubro de cada ano para apresentação de trabalhos referentes ao estudo da "Constituição em Miúdos", em comemoração à promulgação da Constituição da República Federativa do Brasil em 5 de outubro de 1988.

O projeto ainda prevê que as equipes administrativas e pedagógicas das escolas definirão com o corpo docente as séries da educação básica em que serão desenvolvidos o estudo e a apresentação da "Constituição em Miúdos" e ainda que as escolas municipais poderão buscar o apoio e parceria com a Escola do Legislativo Prefeito Alipio Mumic.

"Indo na contramão do que o atual governo está fazendo dentro do Ministério da Educação, acredito que a garotada tem que ter contato com a Educação Cidadão, para que eles tenham o discernimento de escolher bem seus candidatos ou até mesmo se eles quiserem vir a se tornar políticos. É só por meio da educação que conseguimos melhorar a nossa cidade, o estado e o país", destacou Vinício Scarano.