GILBERTO AMARAL

Rio Branco chocado

Por: Gilberto Amaral | Categoria: Brasil | 17-04-2019 18:38 | 6621
Bolsonaro
Bolsonaro Foto de Reprodução

Rio Branco chocado
O espírito do Barão do Rio Branco está estupefato com o desempenho do atual chefe da instituição da qual é patrono. Uma lástima! Jamais se viu tanta mediocridade. Queixa-se com razão o presidente Jair Bolsonaro (foto) da imagem ruim do Brasil no exterior. Vai piorar se não mexer no Itamaraty.

Militares na Esplanada
A propósito: dois dos melhores ministros da Educação de todos os tempos eram militares: o coronel Jarbas Passarinho (Governo Costa e Silva) e o general Ruben Ludwig (Governo Figueiredo). Bolsonaro perdeu esta semana uma boa oportunidade para repetir a experiência exitosa do passado, sobretudo porque o MEC está de cabeça pra baixo.

Mourão, uma saída
Dar um dever de casa aos vice-presidentes da República já foi testado e deu certo: o saudoso José Alencar (vice de Lula) foi um excelente ministro da Defesa, como atestam os próprios militares. O vice de Bolsonaro, o competente general Hamilton Mourão (foto), daria um chanceler apropriado ao momento nacional e internacional.

Pesar
Brasília e o Brasil perderam, nas últimas semanas, três notáveis mentes brilhantes sempre voltadas a trabalhar pelo bem comum da sociedade brasileira. Amigos de longa data desse colunista, Gervásio Baptista, Benjamim Roriz e Márcio Cotrim ocupam agora lugares de destaque, na Casa do Pai Celestial. Em comum, eles tinham muito amor pela vida, pelo saber, pela cultura, pela política e por Brasília.

Pioneiros
O baiano Gervásio (foto) imortalizou momentos fantásticos da política brasileira - ele foi autor da foto de JK segurando o chapéu -, e suas grandes realizações. Sua história é espelho para muitas gerações de fotógrafos que hoje se destacam no cenário nacional. Benjamim Roriz (foto), incansável, durante mais de seis décadas emprestou o seu conhecimento e comprometimento em importantes passagens pela vida pública, como secretário de Governo do DF. Homem das letras, detentor de conhecimento ímpar, Márcio Cotrim (foto), meu colega no Correio Brasiliense, nos presenteou com projetos culturais de primeira grandeza, além de belas crônicas e várias obras publicadas. Salve Deus!

Alta histórica I
Os consumidores devem se preparar para o reflexo da inflação nas hortaliças, em especial o tomate. Os preços de comercialização desse produto nos principais mercados atacadistas do país nunca estiveram tão altos. No mês passado, a elevação foi registrada em todas as Centrais de Abastecimento (Ceasas) pesquisadas pela Companhia Nacional de Abastecimento. E a tendência é que os preços continuem aumentando em abril, como aponta o 4º Boletim Prohort, divulgado pela Conab.

Alta histórica II
A notícia prejudica a preparação das tradicionais ceias de Páscoa em todo o país, principalmente em Goiânia, que registrou a maior alta no atacado, cerca de 90% em março. Nos outros mercados estudados, os acréscimos de cotação também foram significativos, variando na casa de 40% em Fortaleza e no Rio de Janeiro, e acima de 30% em Vitória, São Paulo e Belo Horizonte. Já na primeira quinzena de abril, o produto registra o maior preço praticado desde o início da série histórica.

Seguro-defeso
Com o objetivo de pressionar o INSS a efetuar o pagamento do Seguro Desemprego do Pescador Artesanal, conhecido como seguro-defeso, a cerca de 200 mil pescadores, a Confederação Nacional dos Pescadores e Aquicultores se reunirá nessa quarta-feira com o presidente da pasta, Renato Rodrigues Vieira. Passado um mês do fim do período em que o trabalhador fica impedido de pescar devido à preservação das espécies, 45% dos pescadores do país ainda não receberam o benefício.

Sucesso
Quem esteve em Nova Iorque para apresentar o seu show “Eita Casei” foi o humorista Whindersson Nunes. O espetáculo ficou em cartaz por dois dias em Manhattan, com ingressos totalmente esgotados. A garota dinamarquesa queridinha dos brasileiros, Emilia Pedersen, também foi prestigiar o show, sempre presente nos principais espetáculos da Broadway e nos melhores eventos em NY e do mundo. Whindersson ainda aproveitou para gravar um vídeo com Pablo Vittar, na Time Square.

RAICE CABRAL
Tristeza e revolta
Incêndio de Notre Dame deixou uma ferida aberta no mais importante prédio medieval do mundo. Esta ferida arde nos corações dos parisienses e da humanidade. Quantas Esmeraldas e Quasímodos se deram Rendez-vous nessa Catedral? Epicentro de Paris, Catedral do mundo, testemunha dos grandes momentos da História Universal. Diz a lenda que na Liberação de Paris pôde-se ouvir os sinos da Nossa Dama até em Buenos Aires. E como hoje, num mundo de tecnologia, uma proeza arquitetural do Século XVIII quase partiu em fumaça? Como a França colocou em perigo relíquias como a coroa de espinhos de Jesus e o manto de Saint Louis? Como o monumento mais visitado da Europa com mais de 800 anos de Histórias (com “H” maiúsculo e “s” no final) se batia para angariar fundos para a sua renovação? Tudo em chamas, quanta tristeza...

Bordeaux 2018
Nessa primeira semana de abril, Bordeaux recebeu mais 6.000 profissionais do vinho. Comerciantes e jornalistas do mundo inteiro desembarcaram na região para a degustação anual da primavera, onde é avaliada a qualidade da safra do ano passado. 2018 promete um ótimo vinho. Jean-Claude Desmarty do raríssimo Pomerol Clos Saint-André, feliz em receber críticos americanos no seu domaine.

Los Silencios
O filme da diretora Beatriz Seigner foi destaque na renomada revista francesa Cahiers du Cinéma, que dedicou três páginas à brasileira e à sua obra, onde conta a estória de uma família que chegou no meio da Amazônia fugindo do conflito armado colombiano. “Los Silencios” está em cartaz no Festival de Cinema Brasileiro de Paris. 

Benjamin Roriz
Cathedral
Gervásio Baptista
Hamilton Mourão
Marcio Cotrim