DIA DO EXÉRCITO

Tiro de Guerra comemora Dia do Exército

Por: Nelson de Paula Duarte | Categoria: Brasil | 22-04-2019 15:20 | 8509
Foto de Nelson P. Duarte

Em solenidade com a presença de autoridades civis e militares, representação de alunos da rede pública municipal e estadual, foi em 17 de abril, no Tiro de Guerra 04-025, em São Sebastião do Paraíso,  o Dia do Exército.

Antes, na sala de instruções, foi descerrado quadro contento foto da Turma de Atiradores do ano de 2018. Esteve presente o subtenente Humberto Cleiton Celestino, instrutor dos atiradores naquele ano.

Foi lida a Ordem do Dia do comandante do Exército, general Edson Leal Pujol, e apresentação do atirador Halas, tocando ao violino a canção do exército.  A solenidade faz referência à 1ª Batalha de Guararapes, ocorrida em 19 de abril de 1648, quando brancos, índios e negros lutaram pelo fim das invasões holandesas no Nordeste brasileiro. 

As três etnias que  formaram a miscigenação nacional a partir de Guararapes são representadas pelas figuras dos três líderes da Batalha: o índio potiguar Filipe Camarão, que comandou o destacamento indígena; o negro Henrique Dias, filho de escravos africanos libertos, que comandou o destacamento negro; e o mazombo André Vidal de Negreiros, que comandou o destacamento de mestiços e brancos.

O Brasil herdou a grandeza desses antepassados, forjados na abnegação e no patriotismo que guiaram a vida dos heróis de Guararapes.

O TG 04-025 é dirigido pelo 1.º sargento Reinaldo Cunha, chefe  da Instrução, e 1.º sargento Rosembertg, instrutor.