XADREZ

3º Circuito Regional de Xadrez

Por: Gérson Peres Batista | Categoria: Esporte | 21-04-2019 15:29 | 2932
Clube de Xadrez de São Sebastião  do Paraíso recebeu o Circuito  Regional no último domingo
Clube de Xadrez de São Sebastião do Paraíso recebeu o Circuito Regional no último domingo Foto de CXSSP

O Clube de Xadrez de São Sebastião do Paraíso (CXSSP), com sede na Arena Olímpica, recebeu no dia 14 de abril o concorrido Circuito Regional de Xadrez.
O tradicional Circuito idealizado pelo árbitro internacional Olyntho Meirelles tem ao longo do ano eventos realizados nas cidades do interior de São Paulo e de Minas Gerais.
A etapa inaugural aconteceu no mês passado em Batatais e agora foi a vez de São Sebastião do Paraíso, que sediará mais uma etapa no próximo semestre.
A competição reuniu 70 enxadristas de várias cidades da região e foi disputada em três categorias, em 5 rodadas, com ritmo de tempo de 21 minutos para cada jogador.
Teve início às 9h e encerramento por volta das 16h.  Os árbitros responsáveis por esta etapa foram o AN Jeovane Cascais e AA Jéssica Januário.
Apoio: Prefeitura Municipal.

Resultados: No absoluto: Campeão: Gérson Peres Batista - São Seb. do Paraíso/MG - Vice-campeão: Alberto Tonhati Bonvini - Ribeirão Preto/SP - Terceiro colocado: Marco Antônio Caetano - Araraquara/SP
Feminino: Campeã: Adriana Tonhati Bonvini - Ribeirão Preto/SP. Vice-campeã: Larissa de Oliveira Campos - Itaú de Minas/MG  - Terceira colocada: Lindayara Cardoso Ferreira da Silva - Serrana/SP - Sub 16: Campeão: Guilherme França Vita - Ribeirão Preto/SP - Vice-campeão: Tiago Henrique V. Furutani de Oliveira - Brodowski/SP - Terceiro colocado: Pedro Luiz Azevedo Gomes - São Seb. do Paraíso/MG. Sub 14:  - Campeão: Brenno David Pereira Paschoa - São Seb. do Paraíso/MG -Vice-campeão: Paulo Henrique Rocha Pereira - São Seb. do Paraíso /MG. Terceiro colocado: Nataly Nunes Silva - Serrana/SP. Sub 12: - Campeão: Isaac de Oliveira Moreira Silva - São Seb. do Paraíso/MG - Vice-campeão: Luis Gustavo Gabriel dos Santos - São Seb. do Paraíso/MG - Terceiro colocado: Augusto Matias Estevão - Itaú de Minas/MG - Sub 10: Campeão: Davi Alves Nascimento - Itaú de Minas/MG - Vice-campeão: Vitor Alexandre de Souza - São Seb. do Paraíso/MG - Terceiro colocado: Gabriel Araújo - Itaú de Minas/MG -Sub 8: Campeão: Luis Felipe Aparecido dos Santos - São Seb. do Paraíso/MG - Vice-campeão: Matheus Rodrigues Pinheiro Silva - São Seb. do Paraíso/MG -Terceiro colocado: Diogo Giacchero Pereira Machado - São Seb. do Paraíso/MG - A próxima etapa acontecerá na cidade de Barrinha/SP, em 26/05/2019.

GÉRSON PERES E MATHEUS MENDES VENCERAM A 13ª ETAPA DO BLITZ
Aconteceu em 13/4 a décima terceira etapa de 2019 do Circuito Blitz do Clube de Xadrez de São Sebastião do Paraíso - CXSSP.
A etapa contou com a presença de 12 participantes e foi disputada no sistema suíço em 7 rodadas. Na categoria A sagrou-se campeão o mestre nacional Gérson Peres Batista (ELO 2123), que terminou a competição com 6,5 pontos.
O segundo colocado foi Marco Antônio Caetano (ELO 1589) de Araraquara SP, com 6 pontos.
E em terceiro Siderley Junior da Silva (ELO 1822), com 4,5 pontos. Na categoria B o primeiro colocado foi Matheus Gabriel Mendes de Oliveira, com 4,5 pontos. Segundo colocado Andrew Santos Duarte (ELO 1445), com 4 pontos. Terceira colocação Brenno David Pereira Paschoa (ELO 1508), com 3 pontos. Entregue medalha de revelação para Pedro Luiz Azevedo Gomes e de destaque para Marco Antônio Caetano.

TORNEIO ONLINE DE BLITZ DO CXSSP - ETAPA 13
Em 11/4 realizou-se a décima terceira etapa do Circuito Blitz Online do CXSSP.
Foram 35 jogadores conectados na plataforma do Lichess. Ao longo de uma hora de torneio o jogador que somou 36 pontos e obteve o primeiro lugar foi Carlos Capivara (CCapivara), de Água Preta/PE.
O segundo colocado foi Jadson Barbosa (jadsonunex), de Recife/PE, com 30 pontos.
Terceiro colocado o paraisense João Paulo Cassemiro Marques (JimMilton), com 29 pontos.
Os 3 primeiros ganharam como prêmio videoaulas do Clube de Xadrez Online.
Fonte: www.cxssp.com.br

COLUNA DE XADREZ COMPLETA 26 ANOS NO JORNAL DO SUDOESTE
Em abril de 1993 nascia a Coluna “Xeque-Mate”, aqui no Jornal do Sudoeste. Inicialmente teve como responsável o jornalista Roberto Nogueira, cujas primeiras publicações tratavam das regras do xadrez e resultados de competições locais.
Em seguida José Antônio Nogueira assumiu por mais de uma década a importante tarefa de divulgar a modalidade. De 2006 para cá passou a ser assinada pelo Prof. Gérson Peres, que desde a criação da coluna fornecia apenas um release ao JS com o conteúdo da semana.
A comunidade enxadrística de Paraíso agradece ao diretor Nelson de Paula Duarte e ao diagramador Vasco Caetano Vasco pelo nobre espaço destinado ao xadrez ao longo de tantos anos, que tem possibilitado divulgar e popularizar o esporte em nosso município.