ACISSP / SENAR MINAS

Acissp recebe Encontro Regional de Mobilizadores do Senar Minas

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Agricultura | 25-04-2019 18:02 | 6525
Evento na Acissp reúne 60 mobilizadores do Senar que debatem propostas de trabalho e atuação junto ao homem do campo
Evento na Acissp reúne 60 mobilizadores do Senar que debatem propostas de trabalho e atuação junto ao homem do campo Foto de Roberto Nogueira

A Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de São Sebastião do Paraíso (Acissp) recebeu nos dias 25 e 26 o Encontro Regional de Mobilizadores promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MG). O evento teve a participação de representantes de 60 cidades das regiões Centro-Oeste, Sul e Sudoeste de Minas que receberam instruções e treinamentos sobre as atividades que serão desenvolvidas em 2019 e também no próximo ano. Em Paraíso a parceria entre o Senar e a Acissp já dura cerca de 20 anos e tem sido responsável por levar mais treinamentos e oportunidades de qualificação aos produtores e trabalhadores rurais do município e inclusive na região.

Durante o primeiro dia do encontro a assessora pedagógica, Mirian Rocha apresentou o plano de trabalho da entidade para este ano, onde serão priorizados os programas ATeG e Jovem no Campo. Ela falou sobre as mudanças que vão ocorrer no trabalho do Sistema Faemg/Senar a fim de dar mais oportunidades aos produtores rurais. Também apresentou o "Projeto Mobilizar Bem", que vai padronizar e otimizar o trabalho de mobilização, dentre outras informações.

Mirian está otimista quanto às novas proposições do Senar. "Esperamos que as entidades cooperadas estejam abertas para o novo, aceitem, adaptem e corram atrás, pois o cenário político atual tem exigido isso. Os mobilizadores vêm vivenciando mudanças significativas propostas pelo sistema há um trimestre, a exemplo do F2 (ficha de inscrição do candidato). Agora, é chegada a hora de colocar em prática e alinhar as expectativas", comenta.

A expectativa é de que até o próximo dia 30 sejam encerradas os encontros com todas as regionais. A partir de maio e junho terá início a nova etapa de trabalho e postura na forma de mobilizar, informa a assessora.

Conforme Rodrigo de Castro Diniz, da Regional do Senar em Passos, o objetivo do encontro é nivelar informações e conceitos operacionais. "A intenção é que estes mobilizadores da empresa ao retornarem para suas cidades tenham um desempenho mais satisfatório e mais eficiente e atendam melhor as pessoas do meio rural de seus municípios", comenta.  Ele enfatizou que a reunião tem participantes de uma grande região atendida que abrange 79 municípios desde o Centro-Oeste, Divinópolis e Bom Despacho até quase próximo a Pouso Alegre. "Basicamente nós temos aqui representantes de 59 cidades que atendem estes 80 municípios", completa.

Jose Carlos da Silva é um dos mobilizadores do Senar atualmente nos municípios de Guaranésia e Guaxupé, através de convênio com o Sindicato dos Produtores Rurais. Ele destaca que o órgão vem evoluindo constantemente apresentando novidades e possibilitando ao homem do campo o acesso a novos conhecimentos. "Um encontro como este é muito importante. Por isso o Senar é chamado família do campo por apresentar novas tecnologias e melhorias que podem ser adquiridas tanto na qualidade de vida como na segurança do trabalho desenvolvido", comenta.

Para a mobilizadora Elisângela Vinoto que é de Carmo do Rio Claro e também atende nas cidades de Alpinópolis e São José da Barra participar do encontro em Paraíso significa oportunidade de novos aprendizados. "A gente vem participar, aprende fatos novos, trocamos experiências e ainda revemos os nossos colegas de trabalho e podemos atualizar todo o conteúdo do que iremos trabalhar neste ano", comenta. Ela avalia que é uma iniciativa muito valiosa. "O que aprendemos aqui vai refletir na nossa atuação junto ao homem do campo onde teremos melhores condições de atendimento e poderemos atuar com mais qualidade. Tudo isso contribui para a melhoria da qualidade da nossa prestação de serviços", conclui.

Conforme o presidente da Acissp, Ailton Rocha de Sillos, a parceria com o Senar em Paraíso existe há cerca de 20 anos. Inicialmente era um trabalho realizado em conjunto com a Cooparaiso. "A cooperativa deixou de existir e nós assumimos o apoio dando condições para que o Senar continuasse funcionando e atendendo bem ao homem do campo e os trabalhadores da zona rural", relata. Sobre o encontro ele disse que a Associação Comercial se sente prestigiada com a realização do evento. "É uma satisfação nossa realizar a preparação deste pessoal aqui, que são profissionais competentes e de alto nível e certamente teremos pela frente um período de oferta de serviços de alta qualidade ao produtor rural", acrescenta.

De acordo com o Senar no atual contexto da sociedade brasileira, muito tem se falado sobre a atuação das organizações e rotinas de trabalho em um cenário cada vez mais demandante de novas necessidades, com foco na qualidade dos processos e em uma gestão cada vez mais sustentável por meio da inovação.

Para reforçar a ideia, que já é realidade, esse foi um dos assuntos apresentados na programação do Encontro com Mobilizadores do Escritório Regional do Senar Minas. "A sobrevivência não será do mais forte e sim dos mais propensos às mudanças", explicou a assessora pedagógica da entidade, Miriam Rocha.

Assessora Mirian Rocha apresentou vários temas que serão trabalhados pelos mobilizadores
Durante as atividades participantes do encontro realizaram varias dinâmicas em grupo
Nos dois dias do encontro foram traçadas metas para as ações que serão desenvolvidas neste ano e em 2020