XADREZ

Olavo Oliveira é Campeão Brasileiro de Xadrez

Por: Gérson Peres Batista | Categoria: Esporte | 27-04-2019 07:50 | 3161
 Olavo Tadeu Carvalho Oliveira, 8 anos de idade, é o mais novo herói dos tabuleiros do Clube de Xadrez de Sebastião do Paraíso
Olavo Tadeu Carvalho Oliveira, 8 anos de idade, é o mais novo herói dos tabuleiros do Clube de Xadrez de Sebastião do Paraíso Foto de CXSSP

Aconteceu nos dias 18 a 21 de abril na cidade de Florianópolis/SC o FENAC – Festival Nacional da Criança. O FENAC é o principal evento do Brasil nas categorias por idade, pois dá direito a vagas oficiais para torneios internacionais. Com o título de campeão na categoria sub 8 anos, Olavo Tadeu Carvalho Oliveira será o representante oficial do Brasil no Pan-Americano que será realizado no Equador, Sul-Americano na Argentina e o Mundial na China.

Acompanhado de sua família, Olavo demonstrou grande evolução e maturidade em suas partidas. Saiu invicto na competição, com cinco vitórias e um empate, enfrentando fortes adversários como o campeão do Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais e Rio Grande do Norte.

Olavo começou a treinar xadrez aos 5 anos de idade no Clube de Xadrez de São Sebastião do Paraíso - CXSSP e desde então não parou. Já teve importantes aulas com o professor Dwlyan Santos e o Mestre Nacional Gérson Peres, responsáveis pela formação de base do conhecimento no jogo de xadrez. Atualmente vem treinando firme com o Grande Mestre Evandro Barbosa, que busca passar um pouco de sua experiência de torneios brasileiros por categoria e dos eventos internacionais que disputou, além de todo o suporte técnico necessário à evolução.

Recebe apoio notável de sua família para a prática do xadrez, sempre acompanhado de seus queridos entes durante as competições que jogou em vários estados do país. Além disso, não se poderia deixar de apontar a grande importância do apoio que sua mãe, Tânia Carvalho, vem dando para o crescimento do xadrez paraisense. Não apenas apoiando o seu filho na prática do jogo e incentivando outras crianças a também jogarem, Tânia atua na linha de frente na organização de eventos e busca por ideias e planos para a maior disseminação do xadrez. A passagem dessa família pelo xadrez da cidade é digna de aplausos e merece nossa congratulação sincera!

A equipe do CXSSP felicita o dedicado aluno Olavo por ser símbolo de determinação para esta nova geração vencedora que vem sendo formada na sede de nossa associação. Sua determinação para o estudo e prática do xadrez tem feito desse jovem carismático um grande espelho para as demais crianças e jovens, e até para os adultos. Desejamos cada vez mais sucesso nessa já brilhante carreira.

TORNEIO ONLINE DE BLITZ DO CXSSP - ETAPA 15
Realizada em 25/4 a décima quinta etapa do Circuito Blitz Online do CXSSP. Foram 17 jogadores conectados na plataforma do Lichess.
Ao longo de uma hora de torneio o jogador que somou 22 pontos e sagrou-se campeão foi o professor do CXSSP Dwlyan Santos (DoMat-eClan). O segundo colocado foi o jogador de nickname (Mileskichess) do qual não sabemos o nome real, com 16 pontos. Terceiro o paraisense Julio Cesar Kawagoe (jckawagoe), com 16 pontos. Os 3 primeiros colocados ganharam como prêmio videoaulas oferecidas pelo Clube de Xadrez Online: http://www.cxol.com.br A próxima etapa será realizada no dia 2/5, às 20h.

BRENNO PASCHOA E GÉRSON PERES VENCERAM A 14ª ETAPA DO BLITZ
Aconteceu no último sábado, 20/4, a décima quarta etapa de 2019 do Circuito Blitz do Clube de Xadrez de São Sebastião do Paraíso - CXSSP.
A etapa contou com a presença de 11 participantes e foi disputada no sistema suíço em 7 rodadas.
Na categoria B os três primeiros colocados terminaram a competição com 3 pontos. Pelos critérios de desempate o título da etapa ficou com Brenno David Pereira Paschoa. (ELO 1508). O segundo colocado foi Matheus Gabriel Mendes de Oliveira e em terceiro Luis Gustavo Gabriel dos Santos. Na categoria A sagrou-se campeão o Mestre Nacional Gérson Peres Batista (ELO 2123), que terminou a competição com 6,5 pontos. Segundo colocado Siderley Junior da Silva (ELO 1822) com 5,5 pontos. E em terceiro o Mestre Nacional Jair Vicente Domingues (ELO 1948) com 5,5 pontos. Foi entregue medalha de destaque para Cristiano Duarte, jogador da velha guarda do xadrez paraisense e que está de volta aos tabuleiros.
Fonte: www.cxssp.com.br