CURTAS EDIÇÃO 2298

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 27-04-2019 08:09 | 463
Foto de Reprodução

Braço a torcer
Em resposta a questionamento feito pelo Jornal do Sudoeste, a AB Nascentes das Gerais, concessionária da MG 050, disse que multas lavradas na balança que tem dado o que falar, obedeceram legislação contida no Código de Trânsito Brasileiro. E nega que a interdição na malsinada balança teria sido motivada por conta de pesagem irregular. A concessionária insiste em dizer que a balança foi aferida recentemente, no início do mês, e o certificado vale por doze meses. A Nascente não dá o braço a torcer, como se tudo estivesse na mais perfeita ordem.

Tem base?
Caminhoneiros e proprietários de veículos de transporte estão se mexendo para reverter multas por suposto excesso de peso, e perdas de pontos em carteiras de habilitação. A explicação é simples: na maioria dos casos os veículos são pesados onde carregaram, e via de regra no destino final, onde é feita a entrega. Veículos passaram por outras pesagens em rodovias, ao longo do percurso, e não houve divergência, a pesagem “empatou”. Somente na balança na MG 050 em Paraíso o peso estaria maior. Tem base?

Segurança
O deputado estadual Antônio Carlos Arantes, primeiro vice-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais foi recebido em audiência, na quarta-feira,24, pelo secretário estadual de Segurança Pública, general Mário Lúcio Araújo; pelo chefe de gabinete, coronel Enio Azzi, e pelo assessor institucional da Polícia Civil, delegado André Pelli. O parlamentar reivindicou  ações para a volta de uma política de segurança pública que defenda o direito de propriedade no estado, banalizada no governo passado, e também mais viaturas e mais policiais para o Sul de Minas, especialmente para a região de São Sebastião do Paraíso.

Resposta
Em resposta, o general Mário de Araújo citou que é hora de devolver o Brasil aos brasileiros e que o direito de propriedade será respeitado. Citou a contratação de 74 novos delegados para ocupar cargos vagos nas comarcas mineiras. Quantos às viaturas, o general informou que os carros comprados com emendas parlamentares do ex-deputado Carlos Melles, serão entregues no próximo dia 10 de maio. Serão beneficiadas cidades como Paraíso, Jacuí, Bom Jesus da Penha, Cabo Verde, Capetinga e Itaú de Minas, entre outras.

Emenda
O deputado comunicou ainda que também destinou R$ 96 mil reais em emendas parlamentares para a compra de dois veículos para a nova delegacia especializada no combate a crimes praticados na zona rural. Ele é um dos autores da lei que criou esta delegacia, que está sediada na capital. Arantes também renovou o pedido para que as polícias Civil e Militar de Jacuí, que hoje são subordinadas a Passos, voltem a ser subordinadas ao comando de São Sebastião do Paraíso, como eram antes. É uma questão de logística, explicou. O secretário de segurança e sua equipe ficaram de estudar o assunto e apresentar uma solução.

Em andamento
Representantes da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito, Transporte e Defesa Civil e da empresa Cidade dos Ipês, atual permissionária para realizar o serviço de transporte coletivo municipal e rural da cidade, estiveram na Câmara Municipal, durante a semana. Em pauta a conversa com vereadores girou em torno do edital de licitação do transporte coletivo e também das recentes reclamações dos vereadores em relação ao serviço prestado. O secretário de Transportes, Miguel Félix de Souza disse que foi ouvir os apontamentos dos vereadores e da empresa e posicionar questões técnicas de como está sendo formulado esse edital.

Circuito de culinária
São Sebastião do Paraíso pode fazer parte do Circuito Primórdios da Cozinha Mineira, do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). O programa tem como objetivo mapear, resgatar e preservar os hábitos, técnicas e produtos alimentares dos primeiros habitantes de Minas Gerais. Na quinta-feira, 25, o município recebeu dois representantes do Senac que estiveram na cidade na expectativa de desenvolver o projeto. A iniciativa parte de uma pesquisa da história da culinária local, observando o que se comia antigamente no município e elencando os principais produtos da cidade.

Oportunidade
O governador Romeu Zema, através do programa Transforma Minas está com as inscrições abertas para as pessoas que se pretendem candidatar a 106 vagas regionais em posições estratégicas do Governo de Minas Gerais, no interior do estado. As oportunidades são nas Secretarias de Estado de Educação (SEE), de Saúde (SES), de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese) que antes eram preenchidas por indicações políticas. Na Educação existem 637 candidatos certificados e estão aptos a concorrer as 47 vagas, uma delas na 35ª Regional de Ensino de Paraíso.