PADRES

Bispo transfere dois padres de Paraíso

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Cidades | 03-05-2019 09:29 | 4019
Rodrigo Papi transferido por Dom Lanza vai para Paraguaçu
Rodrigo Papi transferido por Dom Lanza vai para Paraguaçu Foto de Divulgação

Os padres Rodrigo Papi Costa (Paróquia São Sebastião) e Gilgar Paulino Freire (Paróquia São Judas Tadeu) foram transferidos das comunidades onde atuam em São Sebastião do Paraíso e vão atuar respectivamente, em Paraguaçu e Poços de Caldas. O anúncio foi feito na última semana de abril pelo menos três dias antes do bispo Dom José Lanza Neto, ter viajado a Aparecida (SP) onde participa da 57ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, em andamento desde 1º de maio. Para a Paróquia São Sebastião, já foram anunciados dois novos substitutos, enquanto que para São Judas, embora já seja escolhido pela Diocese, o nome ainda não foi revelado para a comunidade.

As transferências dos padres em Paraíso estão ocorrendo de modo evitar choques nas comunidades e revolta entre os fiéis. Embora seja uma situação comum dentro da igreja, em alguns casos as mudanças acabam se tornando turbulentas devido as reações dos paroquianos que em algumas situações apegados aos religiosos que servem na comunidade acabam se apegando aos padres. Situações polêmicas já foram vividas entre os paraisenses e também entre fiéis de outras cidades da região ligadas a Diocese de Guaxupé.

Depois de seis anos e quatro meses em Paraíso, o padre Rodrigo Costa Papi, titular desde janeiro de 2013 na Paróquia São Sebastião, está de partida da cidade. Sua transferência foi anunciada semana passada em meio a muitas lamentações dos paroquianos. Durante o período em que esteve à frente da comunidade ele foi responsável pelo rejuvenescimento da comunidade. Quando de sua chegada foi anunciado como homem da comunicação que utilizaria os meios para fazer o reino acontecer. Papi se destacou pela música, com lançamento de CD, apresentações e celebrações alegres que cativaram muitos fiéis e renovou o público da tradicional matriz.

Ele segue agora para Paraguaçu onde servirá na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora. Enquanto os paraisenses se despendem do religioso a nova comunidade já se organiza para a posse de padre Rodrigo Papi. A solenidade de posse está marcada para o dia 17 de maio, às 17 horas. “Minha nova terra de missão. Assim segue a vida, partidas e chegadas fazem parte da nossa vida. Construir e desconstruir para alcançar, quem sabe um dia, o êxito. Farei novos amigos e sei que deixarei amigos muito queridos”, disse Rodrigo em sua rede social. “Que minha eterna intercessora, Nossa Senhora das Graças, me seja solicito todos os dias e ‘Fazei de mim um canal de tua graça, que eu leve a paz e a alegria’”, invocou.

Enquanto isso em Paraíso, já foram anunciados os nomes de dois padres que vão atuar na Paróquia São Sebastião a partir do próximo dia 14. Neste dia às 19 horas será dada posse aos novos religiosos que serão responsáveis pela comunidade. Padre Guaraciba Lopes de Oliveira Júnior com 34 anos de vida sacerdotal completado em fevereiro deste ano. Ele é sócio proprietário da Radio Atividade FM de Muzambinho e estava atuando como vigário na Paróquia São José e Dores de Alfenas. Junto com ele vem o padre Francisco dos Santos, que já atuam juntos na mesma paróquia em Alfenas.

Outra mudança anunciada pela Diocese de Guaxupé é a transferência de padre Gilgar Paulino Freire. Depois de nove anos e praticamente quatro meses ele está de mudança para Poços de Caldas, onde servirá na Paróquia São Paulo e atuará como vigário.

No final de semana após reunir-se com o Conselho Pastoral Paroquial o anuncio da transferência foi comunicado para toda a comunidade. Gilgar demonstrou gratidão aos fiéis a quem soube cativar e pediu que os fiéis façam boa acolhida ao seu sucessor. “Fui o terceiro padre da paróquia e quem mais permaneceu. Não é fácil, aqui fiz muitos amigos que vão permanecer e farei novos amigos, sempre estaremos juntos”, disse.

O novo padre da Paróquia São Judas é Paulo Rogério Cabral que até então também atua em Poços de Caldas. Ele é o vigário na Paróquia Nossa Senhora da Saúde desde o dia 15 de abril do ano passado. Embora Gilgar permaneça na cidade até dia 12, a data da cerimônia de posse do novo padre ainda não foi confirmada pela Diocese de Guaxupé.

Estas celebrações serão presididas por Dom Lanza, após o encerramento da Conferência dos Bispos que acontece em Aparecida (SP).

Gilgar Freire depois nove anos em Paraíso segue para Poços de Caldas