GILBERTO AMARAL

Bodas de Prata

Por: Gilberto Amaral | Categoria: Brasil | 01-05-2019 16:37 | 3114
Foto de Reprodução

Bodas de Prata
Em romântica viagem de navio, que partiu de Veneza, Sérgio Leite e Camila Hosken comemoraram 25 anos de feliz união. A celebração das Bodas de Prata aconteceu a bordo do navio, na Eslovênia, com belíssima cerimônia e presença de toda a família!

Desafios comuns
Os governos do Distrito Federal e da cidade de Estocolmo, tendo identificado desafios comuns para seu desenvolvimento – e percebendo na inovação e na tecnologia o caminho para com eles lidar –,  decidiram intensificar os vínculos entre os setores público e privado dos dois lados, disse no sábado à Agência Brasília o vice-governador Paco Britto (foto).         

Cooperação
Britto chegou à Suécia na noite da última quinta-feira, quando se encontrou com o embaixador do Brasil em Estocolmo, Nelson Antonio Tabajara. Ficou decidido, na ocasião, que o DF estimulará a participação ativa de seu setor privado - em particular as áreas de tecnologia de ponta (nanotecnologia, inteligência artificial, Internet das coisas)- na semana da inovação e cooperação Brasil-Suécia que a Embaixada organizará em outubro próximo, a Stockholm Business Region. 

Desenvolvimento
Na manhã de sexta-feira, o vice-governador e os secretários que o acompanham foram recebidos por Staffan Imgvarrsson, presidente da Stockholm Business Region, à agência de promoção do desenvolvimento empresarial de Estocolmo. A parte sueca fez a apresentação de seu plano de tornar Estocolmo a mais inteligente cidade do mundo até 2040, com ênfase nos aspectos da sustentabilidade e da preservação ambiental, o que exige um diálogo estreito e permanente entre o governo e as áreas acadêmica e de negócios. Foi interação dessa natureza que permitiu o surgimento, na capital sueca, de start-ups que se transformaram em gigantes empresariais (como a Skype, a Spotify a Klarna, entre outras).

Projetos
O vice-governador Paco Britto apresentou a Imgvarrsson documento com a apresentação dos principais projetos da administração do governador Ibaneis Rocha, cujo objetivo é conseguir uma retomada do crescimento econômico e da redução do desemprego tanto pela expansão e modernização da infraestrutura do Distrito Federal, quanto pela progressiva transformação de Brasilia e suas cidades-satélites em ‘smart cities’.

Inovação
Paco Britto propôs uma visita do presidente da Stockholm Business Region a Brasilia ainda em 2019, para apresentações às comunidades acadêmica, empresarial e governamental das práticas e políticas adotadas em Estocolmo. Assim que retornar a capital federal, Britto proporá à Embaixada da Suécia em Brasília - que muito tem cooperado com o governo do DF - a organização de programa de visitas de especialistas na área da inovação, que o GDF considera peça chave para seu desenvolvimento futuro: “a tecnologia da informação tem de ser aplicada para melhorar a vida de todos, e o GDF promoverá seu uso intensivo em todas as esferas da administração, em particular na educação, na saúde, na segurança e no trânsito”. 

Fusão e incorporação
Ainda na sexta-feira, a missão do GDF visitou o escritório do banco de investimentos Lenner&Partners, onde foram recebidos por seu vice-presidente Patrik Tillman. Depois de ouvir a apresentação feita pelo vice-governador Paco Britto dos principais projetos e programas do governo do Distrito Federal - inclusive no que se refere às privatizações e às parcerias público-privadas -, Tillman relatou a experiência de sua entidade nas áreas de fusão e incorporação de empresas e manifestou interesse com as oportunidades que passam a ser abertas pelo DF. Na ocasião, o secretário de Projetos Especiais do DF, Everardo Gueiros, fez uma apresentação sobre o interesse do governo Ibaneis de promover PPPs nas mais diversas áreas.

Investimentos
Em outra reunião, na quinta-feira, o secretário de Relações Internacionais do DF, embaixador Pedro Luiz Rodrigues, encontrou-se se com o presidente da Invest Stockholm, outra agência do governo da capital sueca, Erik Krüger, para apresentar a relação de projetos de investimento do DF nas áreas da infraestrutura e da tecnologia e a identificação de parcerias possíveis nas áreas pública e privada, uma vez que o mandato da agência sueca inclui a promoção de investimentos no exterior.

Avanços tecnológicos
Na véspera, Pedro Luiz manteve encontro de similar natureza com Ted Persson, dirigente de outro banco de investimentos (EQT Ventures), especializado em apoiar empresas startups tecnológicas, que considerou interessante a proposta de criação de um hub no Distrito Federal, especializado em Internet das Coisas (IOT, na sigla em inglês) e a criação de uma Smart City.

Corte de gastos
Há pouco menos de dois meses no cargo, o diretor-geral brasileiro de Itaipu, general Joaquim Silva e Luna (foto), conseguiu, só num primeiro mapeamento, reduzir drasticamente os gastos em convênios considerados sem aderência à missão de Itaipu. A rescisão soma mais de R$ 42 milhões. Toda essa economia será aproveitada em obras estruturantes e em outras parcerias com impactos sociais mensuráveis.

46 anos de sucesso
Nesta sexta-feira, a Itaipu Binacional celebra uma das datas mais importantes de sua história: o aniversário da assinatura do Tratado que, há 46 anos, deu origem à criação da usina. Sem esse arranjo diplomático, resultado do esforço de brasileiros e paraguaios, a construção da maior hidrelétrica em geração limpa e renovável não seria possível.

Mudanças
Uma comissão mista do Congresso Nacional aprovou relatório sobre a medida provisória que autoriza a participação de até 100% de capital estrangeiro em companhias aéreas brasileiras. O relatório, elaborado pelo senador Roberto Rocha também retira a cobrança por bagagem e obriga as companhias aéreas a transportarem malas de até 23 quilos em voos domésticos. Para se tornar lei, a proposta precisa de aprovação na Câmara e no Senado.

SUS ofertará...
As pessoas que vivem com a doença rara Atrofia Muscular Espinhal (AME), tipo 1, os mais presentes no país, terão à disposição no Sistema Único de Saúde o medicamento Nusinersen (Spinraza). O insumo, único no mundo recomendado para o tratamento de AME, passa a ser incorporado pelo Ministério da Saúde.

...remédio para doença rara
O anúncio foi feito pelo ministro Luiz Henrique Mandetta, durante audiência na Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal. Os demais subtipos da doença estão sendo analisados dentro de um novo modelo de oferta de medicamentos para os pacientes portadores da doença, o chamado compartilhamento de risco. 

Palestra na ABL
Jornalista, escritor e pesquisador João Máximo abre na Academia Brasileira de Letras o ciclo de conferências “Poesia cantada: melodia e verso”, sob coordenação do acadêmico e jornalista Zuenir Ventura. O evento está programado para o dia 2 de maio, às 17h30, com o tema “Noel Rosa, a cidade e o morro”.

Consulado
O Consulado Honorário da França foi reinaugurado na capital do Amapá, Macapá, e contou com as ilustres presenças do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e do embaixador francês Michael Miraillet.

Educação I
A educação é uma das áreas do governo de Jair Bolsonaro com melhor avaliação nestes primeiros meses de 2019, segundo pesquisa do CNI-Ibope divulgada pela Confederação Nacional da Indústria. De acordo com o levantamento, que ouviu cerca de 2 mil pessoas em 126 municípios entre os dias 12 e 15 de abril, 51% dos brasileiros aprovam as ações do governo em relação à educação.

Educação II
Entre as medidas tomadas pelo Ministério da Educação no início do ano estão o reajuste do piso salarial do magistério, a criação de secretarias que trabalham com educação inclusiva e alfabetização, a expansão do modelo de ensino das escolas cívico-militares, o aumento na oferta de bolsas para a educação superior, além de maior liberação de recursos para o setor, com repasses destinados a manutenção, custeio, pagamento de assistência estudantil, valorização dos profissionais, entre outros.

Espumantes
César Santos embarca para Portugal em busca de novidades para a quarta edição da Sparkling Wine Fair, feira internacional de espumantes. Ele aproveita a temporada na Europa para celebrar seu aniversário, tendo no roteiro Lisboa, Alentejo e Comporta. O SWF vai movimentar o Pontão, nos dias 13 e 14 de setembro.

TGS Solidário
O Taguatinga Shopping, em parceria com o Transforma Brasil, lançou no mês de aniversário de Brasília sua mais nova plataforma: o TGS Solidário, uma ferramenta de tecnologia social online, que realiza o encontro entre boas ações e corações voluntários. Foi ontem, em um brunch, seguido de apresentação com o maior empreendedor social do Brasil, Fábio Silva, entre outras lideranças da capital.

Sérgio Leite e Camila Hosken com toda a família