DIA D

Dia de D da vacinação contra gripe acontece neste sábado

Por: João Oliveira | Categoria: Saúde | 03-05-2019 16:47 | 586
Foto de Reprodução

O Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe acontece neste sábado (4/5), dia em que os postos de vacinação ficam abertos das 8 às 17h. Neste dia é priorizada a vacinação de crianças abaixo de seis anos e idosos acima de 60, gestantes, puérpuras, professores, profissionais da saúde, professores militares e civis, e pessoas com comorbidades (mediante receita médica). A expectativa é vacinar cerca de 21.400 pessoas.

A meta de vacinação estipulada pelo Ministério da Saúde é de 95%, mas até o momento o município paraisense vacinou apenas 28%. A campanha se encerra no próximo dia 31. Conforme destaca a coordenadora da Vigilância em Saúde, Daniela Cortez é importante que esses grupos, principalmente idosos e criança, compareçam as salas de vacinação neste sábado.

A vacinação da gripe inclui imunização contra o H1N1, além de outros três tipos de gripes mais severas. De acordo com Daniela, é uma doença que pode levar a morte, além de ser a porta de entrada para outras doenças mais graves mediante a baixa imunidade no organismo. "Muita gente tem resistência a esta vacinação, por medo de ficarem doentes, mas é uma vacinação 100% segura e não há este risco. O que acontece é que nesta época, muita gente fica gripada e acaba associando a vacinação, o que não é verdade", explica.

A coordenadora chama a população para ir aos postos neste sábado e se prevenirem contra a doença. "É fato que antes desta campanha de vacinação o número de interna-ções nos hospitais, principalmente de pessoas idosas, era muito mais alto. Por isso é importante que as pessoas não tenham medo, e procurem manter o cartão de vacinação em dia. Não existe risco algum", completa Daniela Cortez.

POSTOS DE VACINAÇÃO
Na data de vigor da campanha, o cidadão pode procurar umas das seguintes salas de vacinação: Posto de Puericultura, à rua Gedor Silveira, nas USFs da Vila Formosa, à rua Maria Abadia Amaral Malaguti, 180; USF Vila São Pedro (terças e quintas), à rua Francisco Quintino , 181; USF São Judas, à rua coronel Alfredo Serra e USF no distrito de Guardinha, à rua Germano Guerra, 445.